+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Conheça os benefícios da tecnologia em postos de combustíveis

Conheça os benefícios da tecnologia em postos de combustíveis


Criado: 16 Agosto 2021 | Atualizado: 19 Novembro 2021

Categoria: Posto de Combustível

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Para superar as barreiras, é necessário estruturar a empresa com três pilares fundamentais, rápidos de implementar e que proporcionam mais visão estratégica para o varejista.

Há alguns anos, o universo de postos de combustíveis era predominado por postos bandeirados – aqueles vinculados a marcas famosas de combustíveis. Porém, consequência dos contratos rígidos de distribuição, atualmente quase metade (47%) dos cerca de 42.000 postos de combustível no Brasil estão vinculados às 3 principais bandeiras do mercado, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), órgão que inclusive começa a debater o fim da fidelidade à bandeira.

Do lado oposto, o estabelecimento independente não tem associação exclusiva com nenhuma marca, o que proporciona mais flexibilidade e autonomia, mas traz alguns desafios para o varejista, como tornar seu negócio reconhecido, automatizado e rentável.

Para superar essas barreiras, três pilares são fundamentais, rápidos de implementar e darão mais visão estratégica para o varejista: conveniência, gestão e economia.

Conveniência para o cliente

É necessário pensar a experiência do consumidor no posto, desde o atendimento e qualidade do serviço até programa de vantagens e rede de lojas de conveniência. É importante que o varejista busque um diferencial – o que o seu posto pode oferecer de diferente para que o cliente escolha especialmente você?

Muitos postos apostam em tendências internacionais para cativar o público, um exemplo são os carregadores para carros elétricos, muitos postos já estão instalando próximo da loja de conveniência para incentiva o consumo durante a recarga.

É nesse momento que o conceito de “conveniência” deve ser colocado em prática: não estamos falando de ter uma loja de conveniência, mas de ser conveniente, confortável para seu cliente.

Que tal não obrigar mais quem dirige o automóvel a descer do carro na hora de pagar e ainda ter a opção de pagar com Pix ou outra forma de pagamento que preferir? Melhor ainda: e se não for preciso descer nem mesmo para comprar algo da loja de conveniência, pois o serviço vai até ele? Em alguns casos, postos independentes optam por ter espaços de alimentação autônomos (de lanches, café da manhã e petiscos), o que pode ser um caminho de personalização para a experiência do cliente.

Apostar em um atendimento humanizado também pode ser a chave para conquistar de vez os clientes. Para isso, é importante investir na capacitação, promovendo treinamentos que foquem na garantia de interações simpáticas, claras e proativas.

Investindo em gestão inteligente

É aqui que soluções que integram processos entram em cena. Muitos postos não se preocupam devidamente com a modernização do negócio, pois estão sobrecarregados com outras preocupações. Porém, além de ser algo crucial nos dias de hoje, pode ser exatamente a solução necessária para aliviar o volume de tarefas operacionais.

Para se fazer competitivo frente aos postos embandeirados – que já contam com ações fortíssimas de marketing, tecnologia de ponta e uma marca conhecida no mercado – é preciso ter o negócio afinado e com uma marca consolidada. Investir na automação e integração dos sistemas ajuda a agilizar a operação como um todo.

A precificação, que já é uma vantagem competitiva para os independentes, com a liberdade para determinar descontos e promoções, também merece atenção.

Economia

A energia solar para postos de combustíveis tem se tornado uma opção cada vez mais popular hoje em dia e não é por acaso, além de ser uma fonte de energia renovável, o sistema tem ficado cada vez mais acessível.

Todo dono de posto sabe que para obter o máximo de lucro, é necessário reduzir despesas, mas, mantendo a qualidade da estrutura, atendimento e produtos. Essa alternativa ajuda a reduzir custos e proporciona muito outros benefícios.

Redução na conta de energia elétrica em 95%. Toda essa economia é possível porque o sistema fotovoltaico é ligado a concessionarias de energia e, quando capta mais energia do que gasta, gera créditos que são abatidos diretamente na conta de energia do estabelecimento.

Esses são os principais pilares que tem poder de impulsionar um posto de combustível.

Além deles, outras estratégias devem estar no radar do varejista, como cuidar da identidade visual – logo, cores, letra, slogan são importantes para manter a marca na mente do cliente – e conhecer o perfil do cliente, potencializando as ações de marketing, que podem ser segmentadas para o público-alvo.

Para a implantação do sistema de energia solar em seu posto de combustível, comércio ou indústria, conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Leia também: Energia solar – o momento de aproveitar é agora

Posto de combustível: Gestão é coisa séria, conheças as dicas de sucesso!





Fonte: Minaspetro
Autor: João Oliveira.

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Conheça os benefícios da tecnologia em postos de combustíveis
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar