+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar

Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar


Criado: 31 Agosto 2021 | Atualizado: 31 Agosto 2021

Categoria: Energia Solar Fotovoltaica

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovotáica (Absolar), o Brasil tem mais de 520 mil casas com sistemas de geração de energia solar.

Por causa dos consecutivos aumentos da conta de luz e da crise hídrica, cresce a procura por uma forma de energia sustentável e mais barata: a energia solar. E o consumidor comum, residencial, está no topo da lista dos geradores da própria energia, representando 80% do total.

O número de sistemas fotovoltaicos não para de crescer, porque está cada vez mais fácil e mais em conta instalar as placas solares. A tarifa de energia está na bandeira vermelha desde junho. De janeiro a agosto, a conta ficou em média 16% mais cara no país.

No acumulado de 12 meses, o aumento passou de 20%. O governo reconheceu o agravamento da crise hídrica no país, considerada a pior em 91 anos. Diante da estiagem, não estão descartados novos reajustes.

Alternativa

A bancária aposentada Joana D'arc Cavalcanti Victor fez as contas e resolveu investir na instalação de placas para produzir energia solar. “Eu investi em energia solar, primeiramente, preocupada com a situação da falta de água no país e também pelo lado financeiro. A sustentabilidade é importante também, mas eu procurei ver que as contas estavam aumentando consecutivamente”, destacou.

Joana financiou equipamento em 48 meses. Em vez da despesa com a conta de luz, paga quase o mesmo valor pelo sistema que gera energia para casa dela e da filha. “A minha comparação foi feita como um carro. Você financia e futuramente você fica com aquele bem”, declarou.

O financiamento por bancos ou empresas autorizadas a comercializar energia solar é de até seis anos. A mensalidade varia de acordo com o consumo e o prazo de financiamento, mas quase sempre é menor do que a conta de luz.

A pandemia fez a procura pela energia solar disparar. Agora, o setor emprega 283 mil pessoas e soma quase R$ 50 bilhões em investimento, mas a produção ainda é pequena e responde por apenas 1,9% da matriz energética nacional.

Energia elétrica competitiva e limpa é imprescindível para o País recuperar a sua economia e conseguir crescer, como projetam especialistas, gerando novos empregos, renda e oportunidades aos cidadãos.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para você gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Leia também: Conta de luz ficará ainda mais cara em 2022, energia fotovoltaica é a solução!

Postos de combustíveis com energia solar, um fenômeno crescente e necessário.




Fonte: G1.Globo.com
Autor: Beatriz Castro

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar