+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Dicas fundamentais que você precisa saber antes de abrir um Posto de Combustível

Dicas fundamentais que você precisa saber antes de abrir um Posto de Combustível


Criado: 08 Março 2021 | Atualizado: 08 Março 2021
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Para seu investimento ser um absoluto sucesso, nós vamos te mostrar as dicas fundamentais que você precisa saber antes de abrir um posto de combustível.

São mais de 65,8 milhões de veículos circulando nas estradas do Brasil. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), só em São Paulo são 7,4 veículos para cada 10 habitantes. Com números desse porte, fica fácil entender porque abrir um posto de combustível tem sido visto como um bom negócio!

Setores de necessidade básica, como o alimentício, por exemplo, são mais resistentes às crises econômicas. E com uma população cada vez mais motorizada, o combustível também se tornou essencial na vida das pessoas.

Mas claro, isso não é tudo para você simplesmente investir o seu dinheiro de olhos fechados. Você já pensou em quais serviços extras vai oferecer no seu negócio? E sobre o valor do seu investimento? Já sabe em quanto tempo deve ter retorno?

Portanto, para sua empreitada ser um sucesso, nós vamos te mostrar dicas que você precisa saber antes de abrir um posto de combustível. Boa leitura!

Franquia ou começar do zero?

Este é um ponto que merece reflexão. Afinal, cada um possui suas vantagens e desvantagens. Ao optar por uma bandeira (Petrobras, Ipiranga, Shell, Ale, etc.), a distribuidora pode arcar com alguns custos da construção e da abertura do posto. Entretanto, a compra de combustíveis fica restrita a esta marca.

Se você for “bandeira branca”, logicamente terá de correr atrás de tudo e investir mais. Porém, a vantagem é negociar com diferentes fornecedores de combustível. Assim você consegue escolher a opção que for mais interessante para o negócio.

Investimento e retorno

Seja como franquia ou bandeira branca, o custo para abrir um posto de combustível não é barato!

Os valores giram entre R$ 600 mil podendo chegar até R$ 1,5 milhão. Todavia, estima-se que o retorno de investimento é atingido entre 16 e 18 meses. O faturamento mensal costuma ser de 40 a 80 mil reais. Contudo ele varia de acordo com os quesitos listados a seguir.

Localização faz a diferença

Esse é um ponto essencial no sucesso do seu posto de combustível. Portanto, considere aspectos como acessibilidade e visibilidade, fluxo de veículos, iluminação, segurança, concorrência nas redondezas, etc. Naturalmente, quanto melhor o ponto, maior será o custo da locação.

Uma dica é que você não precisa, necessariamente, montar o seu posto em uma área nobre. Afinal, um dos segredos para um posto de combustível ser rentável é atender todas as classes, o que não prejudica o seu retorno financeiro.

Infraestrutura

Na hora de abrir o seu negócio é necessário contar com alguns equipamentos básicos. Dentre eles bombas e filtros de combustível, tanques de armazenamento e equipamentos de lubrificação e limpeza.

Agora, para ampliar sua margem de lucro, é importante pensar em outros serviços. Que tal investir em uma loja de conveniência? Afinal, elas sempre quebram um galho para aqueles motoristas que querem fazer um lanchinho ou comprar uma água.

Além disso, alguns postos estão esbanjando na criatividade e adicionando serviços extras para chamar a atenção da clientela. Dentre eles, farmácias, Caixas 24 horas, minimercado, reboque e até pit stop de cervejas! Apesar de mais comuns, os serviços de lavagem e troca de óleo também podem fazer a diferença no seu posto.

Licenças obrigatórias

Para se abrir um posto de combustível é necessário seguir a legislação vigente. Afinal, você não quer abrir o seu negócio com o pé esquerdo, não é mesmo? Portanto, siga todas as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Além de verificar junto à Prefeitura ou Governo Estadual quais são os demais requisitos necessários.

Energia Solar

Usualmente, os postos ocupam locais relativamente espaçosos, protegidos por uma ampla cobertura. Em muitas cidades do Brasil, painéis de energia solar estão sendo instalados nessa cobertura para suprir o posto com energia elétrica limpa e renovável.

Além da questão de consciência ecológica, a utilização de energia solar no posto é um investimento que se paga rápido. Pelas características e dimensões físicas da maior parte desses empreendimentos, é possível produzir bastante energia solar e exceder significativamente as necessidades do próprio posto.

Se o sistema instalado for conectado à rede, esse excedente pode ser vendido para as companhias de energia elétrica. Ou seja, além de praticamente zerar a conta de luz, os postos ainda podem gerar créditos para serem usados futuramente.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para sua empresa gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.




Fonte: webposto.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Dicas fundamentais que você precisa saber antes de abrir um Posto de Combustível
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar