+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Dois estados sofrerão acréscimo na conta de luz a partir desse mês; saiba quais são!

Dois estados sofrerão acréscimo na conta de luz a partir desse mês; saiba quais são!


Criado: 12 Agosto 2020 | Atualizado: 12 Agosto 2020
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em uma reunião extraordinária, que aconteça um reajuste na conta de luz de dois estados neste mês de agosto.

O reajuste médio será de 2,68% para as tarifas de energia da Equatorial Energia Pará. Para os consumidores residenciais, essa tarifa vai subir para 2,97%. E a tarifa das indústrias, que são atendidas em alta-tensão, vai subir 0,44%.

A empresa atende cerca de 2,7 milhões de unidades consumidoras em cerca de 144 municípios do Pará. De acordo com a Aneel, esse reajuste seria maior sem que fosse solicitado o empréstimo de socorro ao setor elétrico.

A agência disse que esse dinheiro que é repassado para as empresas evitou um reajuste de 6,03% nas contas de energia do estado. Ao total, serão transferidos cerca de R$14,8 bilhões das distribuidoras de energia por meio do empréstimo. Esse valor será pago com recursos que vão vir de um encargo que será cobrado nas contas no próximo ano.

Sendo assim, o empréstimo antecipou às distribuidoras alguns valores extras que seriam pagos pelos consumidores nas contas de luz neste ano. Entre esses, o adiamento dos reajustes tarifários do primeiro semestre de 2020, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A Aneel também aprovou o reajuste médio de 8,02% para as tarifas de energia da Espírito Santo Distribuição de Energia (EDP-ES). Os consumidores residenciais vão ter um aumento de 5,85% em média, e as indústrias terão um aumento de 10,32% em média. A empresa atende 1,6 milhão das unidades consumidoras em 70 municípios do Espírito Santo.

Volta da cobrança

Nesta semana, ficou autorizado que as residências, empresas e estabelecimentos comerciais que tiverem com contas de luz em atraso tenha corte em sua energia elétrica. Essa suspensão volta depois de quatro meses.

No mês de março, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) impediu que as concessionárias de energia fizessem o corte no fornecimento de energia elétrica devido à pandemia do novo coronavírus.

Porém, a partir do dia 1º de agosto, sábado, os cortes voltaram a ser permitidos, mas como eles não podem ser feitos às sextas-feiras e nos finais de semana, a segunda foi o primeiro dia de vigor dos cortes.

Os desligamentos estão permitidos inclusive para pessoas de baixa renda, inclusas na Tarifa Social. A MP que previa isenção para esse grupo perdeu a validade. As residências que moram pessoas que dependem de equipamentos elétricos essenciais para a preservação da vida não poderão ficar sem o fornecimento de energia. Os locais que não possuem postos de arrecadação em funcionamento, como os bancos e as lotéricas, não poderão ter a sua energia cortada.

As empresas estão autorizadas a realizarem atendimento presencial em lojas e a entregar as tarifas impressas, se não houver medida de restrição da cidade.

Essas mudanças estão acontecendo, pois há sinais de estabilização na crise sanitária causada pelo novo coronavírus no país. A Aneel também manteve o direito das distribuidoras de cobrar a taxa de religação depois da regularização da situação de inadimplência.

Opção sustentável

A geração fotovoltaica, por exemplo, é um investimento que ajuda a reduzir em até 95% os gastos com a conta de luz, além de ser sustentável, e segue sendo uma boa opção. Por razões como essas, a Agência Internacional de Energia Renovável defende o investimento em energia renovável como peça-chave na reconstrução da economia mundial após o enfrentamento da pandemia.

Se planeje para o futuro, ele começa por um passo na direção certa, e este passo precisa ser o mais planejado e consistente possível para que, no prazo certo, transforme-se num retorno de investimento seguro e assertivo.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em Energia Solar.




Fonte: fdr.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Dois estados sofrerão acréscimo na conta de luz a partir desse mês; saiba quais são!
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar