+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Energia renovável é a solução para aumentar a rede de recarga para carros elétricos no Brasil

Energia renovável é a solução para aumentar a rede de recarga para carros elétricos no Brasil


Criado: 27 Janeiro 2022 | Atualizado: 31 Janeiro 2022

Categoria: Carros Elétricos

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Estudo prevê que o país terá 80 mil pontos de recarga em 2030, é a chance de empresários se prepararem para o futuro elétrico.

Muitos fatores fazem o Brasil ser um país com pouca relevância na venda de carros elétricos. O preço elevado é o principal deles, já que há poucos modelos por menos de R$ 160 mil à venda.

A limitada rede de recarga também está entre as principais barreiras, mas solução para essa expansão está dentro do próprio país: geração de energias renováveis.

Fabricantes como a BMW e Volvo, e empresas como ABB, Enel X e Estapar, estão investindo bastante em eletropostos nos últimos anos.

Atualmente, o país tem perto de mil pontos de recarga no Brasil, distribuídos em postos de gasolina, shoppings, supermercados e estacionamentos, principalmente.

"A infraestrutura é sem dúvida um problema para a venda de carros elétricos no Brasil. Nos últimos anos, pontos de recarga foram instalados, inclusive em rodovias, principalmente no trecho Rio-São Paulo. E algumas fabricantes estão se esforçando para fazer o mercado crescer, mas há falta de incentivo do poder público e pouco se fala em energias renováveis", explica Fábio Delatore, professor do departamento de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI.

Falando especificamente dos veículos com novas tecnologias de propulsão, o destaque foram os carros elétricos, que fecharam o ano de 2021 com um crescimento de 257% nos emplacamentos sobre 2020, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Segundo o levantamento, foram 2.860 veículos elétricos vendidos durante todo o ano de 2021, um resultado quase quatro vezes maior que as 801 unidades emplacadas em 2020. Uma tendência de crescimento que acreditamos que deva se manter durante este ano, principalmente com a chegada de novos modelos ao mercado.

Uma pesquisa da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) prevê que em 2030 o Brasil terá nada menos do que 80 mil pontos de recarga para carros elétricos no Brasil.

Entretanto, um aumento tão expressivo assim nos leva a pensar: como alimentar energeticamente tantos veículos elétricos na rede de energia?

Frederico Marion Madeira, engenheiro automotivo especialista em carros elétricos, que faz mestrado na Alemanha, lamenta que o Brasil há pouco incentivo para os elétricos e ressalta um ponto chave que o território brasileiro leva vantagem em relação a talvez todos os países europeus, e praticamente todos no mundo.

"No Brasil tem a questão de incentivo, que não é uma prioridade como em outros países, e eu até entendo isso. Mas a infraestrutura para redes de recarga precisa começar a crescer e o país tem um diferencial enorme nisso: capacidade para gerar energias renováveis. Na Europa, os principais países estão longe de ter isso", diz.

Frederico ressalta que daria para adequar painéis solares em muitos prédios, principalmente em São Paulo, e usar a área para gerar energia e criar mais pontos de recarga com energia limpa.

"Eu acho que esse é um item que deve ser trabalhado e resolvido de forma mais simples que em outros países, porque o Brasil tem sol o ano inteiro. Outra fonte de energia que temos facilidade para gerar é a eólica, tanto no sul quanto no nordeste do Brasil, pois a intensidade de vento anual é muito constante. Mas para as cidades, a energia solar é fundamental" ressalta Frederico.

O engenheiro explica que para centros urbanos, a energia solar é uma ótima saída, pois é mais fácil de adaptar a rede e fazer a distribuição. Nas estradas essas estações precisam de uma infraestrutura mais complexa, mas a solução também está na energia solar.

Deste modo, fica evidente que é necessário investir nos sistemas fotovoltaicos para a sua empresa, comércio ou residência. Seja para fugir dos altos aumentos nas tarifas de energia ou para se preparar para a chegada em massa dos veículos elétricos.

Solicite um orçamento sem custos! Entre em contato pelo nosso WhatsApp .

Conte com a ITP! Conectando Energias. Gerando resultados!




Fonte: Autoesporte.globo.com

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Energia renovável é a solução para aumentar a rede de recarga para carros elétricos no Brasil
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar