+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Energia solar – o momento de aproveitar é agora

Energia solar – o momento de aproveitar é agora


Criado: 12 Agosto 2021 | Atualizado: 19 Novembro 2021

Categoria: Energia Solar Fotovoltaica

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Energia elétrica competitiva e limpa é imprescindível para o País recuperar a sua economia e conseguir crescer.

Considerado um dos feitos mais notáveis da história militar da Segunda Guerra Mundial, a Operação Dínamo resgatou mais de 338 mil soldados das forças aliadas, encurralados por tropas alemãs na costa de Dunquerque, no norte da França. O resgate dos soldados não poderia ser feito por grandes embarcações militares, pois seriam alvos fáceis dos caças alemães.

Diante do impasse, o governo britânico fez o inesperado: convocou a população da região para ajudar na retirada das tropas, usando pequenas embarcações civis. A sociedade atendeu prontamente ao pedido, garantindo o sucesso da missão e salvando a vida de centenas de milhares de pessoas. O episódio, retratado no filme Dunkirk, mostra como a criatividade, a ousadia e a força do coletivo são fundamentais na superação de crises aparentemente insolúveis.

Atualmente, o Brasil enfrenta outro tipo de crise: a falta de chuvas esvaziou os reservatórios das hidrelétricas, obrigando o acionamento em massa de termelétricas fósseis, muito mais caras e poluentes. A situação também aumentou a dependência da nossa nação, pois tivemos de passar a importar energia elétrica gerada na Argentina e no Uruguai, a preços exorbitantes. Encurralados com bandeira vermelha e uma conta de luz cada vez mais salgada, os consumidores brasileiros anseiam pelo resgate.

Parte da solução para o problema está diante de nós, basta olhar para o céu. A geração própria de energia solar é forte aliada do Brasil para superar a atual crise hídrica.

Sistemas solares fotovoltaicos em telhados e pequenos terrenos já representam mais de 40% de toda a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo. A energia solar também tem ajudado o Brasil a diversificar seu suprimento de eletricidade, aliviando a pressão sobre a água escassa e reduzindo os riscos de racionamento e de bandeira vermelha na conta de luz.

Trata-se de energia limpa, barata e sustentável, que é gerada justamente no horário diurno, período em que os brasileiros mais precisam e usam este recurso. Usinas solares de grande porte, contratadas em leilões, por exemplo, geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis ou a energia elétrica importada dos países vizinhos.

Desde 2012, a geração própria de energia solar trouxe ao país mais de R$ 30,6 bilhões em novos investimentos, feitos diretamente pelos consumidores. Com isso, gerou 180 mil empregos no Brasil neste período.

Dos atuais 6,1 gigawatts (GW) de potência instalada solar em telhados e pequenos terrenos do país, mais de um terço foi implantado em 2020.

Mesmo diante da pandemia de COVID-19, o setor seguiu batalhando com impressionante resiliência. Graças à versatilidade e agilidade da tecnologia solar, basta um dia de instalação para transformar uma residência ou empresa em uma pequena usina geradora de eletricidade limpa, renovável e acessível.

Para uma usina solar de grande porte, são menos de 18 meses desde o leilão até o início da geração de energia elétrica. A solar é reconhecidamente campeã na rapidez de novas usinas de geração.

Em Dunkirk, os cidadãos britânicos atenderam ao chamado, enfrentaram a crise de frente e tiveram papel fundamental no sucesso da Operação Dínamo. No cenário brasileiro atual, a oportunidade da energia solar está diante de nós: com o esforço coletivo e a livre iniciativa da sociedade brasileira, o Brasil poderá avançar mais rápido na diversificação da matriz elétrica.

Energia elétrica competitiva e limpa é imprescindível para o País recuperar a sua economia e conseguir crescer, como projetam especialistas, gerando novos empregos, renda e oportunidades aos cidadãos. Assim como ocorreu com os britânicos na Operação Dínamo, é chegada a hora de um chamado do governo brasileiro, com programas e políticas públicas para acelerar a energia solar. A população e os setores produtivos certamente responderão e ajudarão o Brasil a superar a crise hídrica que nos ameaça, com mais energia solar nos seus telhados.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para você gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Leia também: Fique de olho, bandeira vermelha 2 continua em agosto




Fonte: Absolar
Autor: Rodrigo Sauaia

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Energia solar – o momento de aproveitar é agora
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar