+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
ENERGIA SOLAR | Municípios brasileiros investem em energia limpa

ENERGIA SOLAR | Municípios brasileiros investem em energia limpa


Criado: 11 Dezembro 2019 | Atualizado: 13 Dezembro 2019
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
O Brasil possui uma das melhores condições no mundo para produção de energia solar. Apesar disso e da busca por energia limpa ser unânime e crescente por aqui, o país ocupa apenas a 10ª posição de países que mais produzem e consomem energia solar.

O Brasil instalou 1,2 GW de energia solar em 2018, totalizando 2,4GW de capacidade instalada acumulada. Alguns municípios, no entanto, se destacam no uso da tecnologia limpa. A capital carioca lidera o ranking da cidade que possui maior potência instalada com 17,7MW. Mas, é o estado de Minas Gerais que lidera a geração distribuída da energia limpa.

O Estado mineiro tem três cidades no ranking das 10 cidades em potência instalada por geração distribuída do país, conforme dados de 2019 da ANEEL e Absolar – Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica. São 241,9MH instalados, muito acima dos 189,7MW do Rio Grande do Sul, o segundo do país em potência instalada.

O segredo? Incentivo para a energia limpa. Além de ter altos índices de incidência solar em grande parte do ano, o governo de Minas Gerais foi pioneiro em conceder isenção do ICMS para projetos de energia fotovoltaica. Com essa combinação de irradiação e isenção atualmente o Estado lidera o número de instalações.

Apesar de contar apenas com a pequena Santa Cruz do Sul, no centro do Estado, no ranking das 10 cidades com mais potência instalada no país, o Rio Grande do Sul destaca-se no quadro estadual. Com 189,7MW instalados é o segundo em geração distribuída do país.

De acordo com a Absolar, o RS ocupa a posição por ter mais sistemas de energia solar comerciais instalados, que possuem maior potência se comparados aos sistemas residenciais. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cidade de Santa Cruz do Sul possui em operação mais de 500 usinas de geração de energia fotovoltaica instalados em residências e comércio.

O uso da energia renovável é uma tendência mundial. De acordo com um relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a energia solar vem se destacando perante as demais fontes de energia elétrica no mundo, e hoje é considerada a principal responsável pelo desenvolvimento sustentável. Somente em 2018, foram investidos US$ 139,7 bilhões em energia solar no mundo.



Fonte: barbacenamais.com.br


Avaliação

Deixe sua avaliação
ENERGIA SOLAR | Municípios brasileiros investem em energia limpa
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar