+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Energia solar para empresas, saiba tudo sobre o assunto

Energia solar para empresas, saiba tudo sobre o assunto


Criado: 21 Setembro 2021 | Atualizado: 05 Outubro 2021

Categoria: Energia Solar Fotovoltaica

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Entenda como funciona e todos os benefícios da energia fotovoltaica para empresas e indústrias.

Empresários e gestores têm que lidar com centenas de variáveis diariamente. Seu papel, afinal, é garantir que a operação de uma companhia esteja crescendo de maneira satisfatória e aumentando a sua rentabilidade.

Uma das maneiras mais populares de se aumentar lucros é reduzir custos de operação. E, nesse sentido, a conta de luz pode ser um dos pontos de economia para uma empresa.

Utilizando-se da energia solar, empresas podem não só cortar custos operacionais, mas também garantir um funcionamento mais sustentável.

A energia solar para empresas consiste na instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica limpa e segura. Toda energia produzida pelo sistema poderá ser usada nas operações cotidianas da companhia, representando uma significativa economia na conta de luz.

A instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica para empresas é muito semelhante àquela que podemos observar em residências.

A grande diferença está na escala do sistema: operações empresariais requerem mais painéis solares e um maior estudo de engenharia.

Um sistema fotovoltaico voltado para a atividade empresarial funciona da mesma maneira que qualquer outro, captando a energia fotovoltaica por meio da luz solar e convertendo-a de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

On-grid

Estes são os sistemas conectados à rede de distribuição pública. Eles são um dos mais populares porque aliam a comodidade do acesso à rede com a economia da geração de energia independente.

Os sistemas on-grid funcionam de maneira independente à rede, mas permitem que o estabelecimento use energia elétrica fornecida pela distribuidora durante a noite.

Além disso, esse sistema possui mais uma vantagem interessante: toda energia excedente produzida pelo sistema fotovoltaico torna-se créditos, que têm validade de até cinco anos.

Esses créditos abatem o valor da conta de luz caso seja utilizada a energia fornecida pela rede.

A utilização dos créditos não está limitada apenas à sua localidade de produção. Isso quer dizer que diferentes unidades podem usá-los, desde que estejam dentro do raio de cobertura da rede e tenham a mesma titularidade.

No caso de empresas, isso quer dizer que diferentes filiais poderão usar os créditos de energia solar – incluindo aquelas que não produzem a energia fotovoltaica!

Vantagens da energia solar para empresas

A energia solar para empresas possui diversas vantagens: economia nas contas de luz – que costumam ter valores elevados –, rápido retorno sobre o investimento, instalação de equipamentos que pode ser realizada facilmente e formação de uma cultura de sustentabilidade.

Empresas precisam avaliar diversas variáveis para que seu lucro seja garantido. A flutuação do valor da energia elétrica é, de longe, um dos itens que mais sofrem variação.

De 2002 a 2010, por exemplo, o custo da energia elétrica subiu 186%. De 2010 a 2014, foram mais 30% de acréscimo. Atualmente, com a baixa nos níveis das hidrelétricas e a implementação de bandeiras tarifárias, não há sinais de que o custo será barateado.

Por isso, a energia solar oferece uma vantagem de proteção contra essas tarifas, garantindo que os custos serão reduzidos. Essa, é claro, não é a única vantagem.

Dentre as principais vantagens da energia solar para empresas podemos destacar:

• Proteção contra as flutuações no abastecimento de energia;
• Estabilidade no fluxo de caixa;
• Durabilidade do sistema;
• Alto retorno do investimento;
• Sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Quanto custa a energia solar empresarial?

O avanço tecnológico e a popularização dos sistemas fotovoltaicos são fatores que contribuíram para o barateamento de custos da tecnologia. Existem também linhas de financiamento que tornam a aquisição do sistema mais acessível.

Para calcular o verdadeiro custo da instalação de um sistema fotovoltaico, é necessário levar em consideração fatores como a média mensal de consumo, a incidência de luminosidade da área da instalação ou se existem períodos de sombra sobre a superfície.

Para saber o custo real de uma instalação como essa, entre em contato com um de nossos especialistas.

A aplicação de energia fotovoltaica dentro das operações de uma empresa é bastante ampla e pode servir companhias de diferentes segmentos do mercado – desde os grandes parques industriais, até os pequenos e médios negócios.

A eletricidade gerada pelos sistemas poderá ser usada no abastecimento das atividades de escritórios, no funcionamento de maquinário e em todas atividades que envolvem o consumo de energia elétrica.

Como instalar energia solar na sua empresa?

O primeiro passo para instalar Energia Solar em sua empresa é avaliar as empresas instaladoras especialistas neste setor. Afinal, a instalação em empresas costuma ser um projeto mais complexo que a instalação residencial.

Leia bastante e informe-se sobre o assunto. Esse é um cuidado importante para que você possa saber exatamente quais são suas expectativas sobre a instalação e se elas estão alinhadas com o que o Sistema Fotovoltaico pode oferecer.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para você gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Leia também: Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh
Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar





Fonte: portalsolar.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Energia solar para empresas, saiba tudo sobre o assunto
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar