+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Energias Renováveis – O caminho para a sustentabilidade e resultados.

Energias Renováveis – O caminho para a sustentabilidade e resultados.


Criado: 19 Dezembro 2018 | Atualizado: 19 Dezembro 2018
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Veja nesse artigo o impacto da energia limpa e os benefícios do uso da energia solar

Com a expansão das energias renováveis e a implementação de leis governamentais em prol de um mundo sustentável e “saudável”, uma das fontes mais utilizadas é o sol. A energia proveniente da luz e do calor do sol é denominada de energia solar.

A energia solar é hoje uma das principais fontes de energias renováveis, com um elevado crescimento, no Brasil e no Mundo.

A ITP Industrial, com base neste crescimento, tem o seu foco voltado para Projetos de Sistemas Fotovoltaicos para áreas classificadas, como Postos de Combustíveis, onde as certificações e homologações são necessárias, para a garantia de um projeto consistente e que gere resultados para os seus clientes e também para o meio ambiente.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica foi reconhecida em 1839 pelo francês Alexandre Edmond Becquerel. Apesar disso, a primeira célula solar apenas foi desenvolvida em 1883 por Charles Fritts.

Nesse época, o cientista cobriu uma amostra de selênio semicondutor com o pó de ouro para resultar numa união, obtendo uma eficiência de 1%. Albert Einstein, Nikola Tesla, Michael Faraday, Heinrich Hertz e James Clerk Maxwell foram alguns investigadores que proporcionaram a base teórica do efeito fotovoltaico.

Energia Solar – Painéis Solares Fotovoltaicos

O termo fotovoltaico teve origem do grego φώς: phos que significa luz. A energia solar fotovoltaica é resultante da conversão da irradiação do sol em energia elétrica através de um dispositivo fabricado com material semicondutor.

Normalmente, esse equipamento é constituído por células de silício por causa do seu rendimento (entre 25% a 30%).
A manutenção dos painéis solares fotovoltaicos é muito importante para manter a eficiência na conversão de energia solar.

Vantagens da energia solar fotovoltaica

• Permite o armazenamento da eletricidade gerada em baterias
• Diminui as dependências externas em termos de importação de combustíveis fósseis
• Ajuda a reduzir a emissão de CO2
• Fonte de energia livre, limpa e renovável
• Centrais de conversão de energia solar fotovoltaica podem operar durante anos, com pouca manutenção (necessário uma limpeza periódica)
• Baixos custos operacionais
• Eficiência de conversão de energia superiores a 40%.

A energia solar quer para aquecimento de águas (energia solar térmica) ou para produção de energia elétrica através de painéis solares fotovoltaicos, é efetivamente uma das principais fontes de energia renovável com um maior potencial de crescimento.

Consideramos que a energia solar será a principal fonte energética do futuro, o desenvolvimento tecnológico tornará cada vez mais eficientes os painéis solares fotovoltaicos, e nesse momento existirá uma revolução mundial a nível energético, onde deixarão de existir os monopólios das grandes empresas de produção de eletricidade, sendo a produção de energia descentralizada e muitos consumidores serão completamente independentes do sistema público.

Fonte: Portal-Energia


Avaliação

Deixe sua avaliação
Energias Renováveis – O caminho para a sustentabilidade e resultados.
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar