+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Geração solar: A nova “rainha da eletricidade” surge em avanço das renováveis

Geração solar: A nova “rainha da eletricidade” surge em avanço das renováveis


Criado: 20 Outubro 2020 | Atualizado: 20 Outubro 2020
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Fontes limpas serão responsáveis por 80% do crescimento na produção global de energia elétrica.

A energia solar deve comandar uma disparada na geração de eletricidade por fontes renováveis ao longo da próxima década, disse a Agência Internacional de Energia (IEA), ao estimar que fontes limpas serão responsáveis por 80% do crescimento na produção global de energia elétrica no período.

Em relatório sobre perspectivas energéticas globais divulgado nesta terça-feira, a IEA afirmou que seu cenário central --que reflete intenções políticas e metas já anunciadas-- mostra que as renováveis devem ultrapassar o carvão até 2025 como principal meio de produção de eletricidade.

A participação combinada das energias solar fotovoltaica e eólica na geração global vai avançar para quase 30% em 2030, ante 8% em 2019, disse a IEA, com expansão média na capacidade solar de 12% ao ano.

“Eu vejo a energia solar se transformando na nova rainha dos mercados de eletricidade do mundo”, disse o diretor-executivo da IEA, Fatih Birol. “Com base nas configurações atuais de política energética, ela caminha para estabelecer novos recordes de implantação em todos os anos após 2022.”

O amadurecimento da tecnologia e de mecanismos de apoio reduziram os custos para o financiamento de grandes projetos de energia solar, o que ajuda a diminuir de maneira geral os custos de produção, indicou a IEA.

Hoje, a energia solar já é mais barata do que a construção de novas usinas de carvão ou gás na maioria dos países, acrescentou a agência.

A geração a partir de renováveis é a única grande fonte de energia que manteve um ritmo crescente em 2020, afirmou a IEA, com sede em Paris.

Um cenário mais ambicioso --que incluiria, por exemplo, a adoção de metas de zero emissões líquidas até 2050-- poderia fazer com que a energia solar tivesse um desempenho ainda mais forte, acrescentou o relatório.

Se planeja para o futuro, ele começa por um passo na direção certa, e esta precisa ser o mais planejado e consistente possível, para que, no prazo certo, transforme-se num retorno de investimento seguro e assertivo.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.




Fonte: br.reuters.com

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Geração solar: A nova “rainha da eletricidade” surge em avanço das renováveis
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar