+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Mitos x Verdades sobre Energia Solar

Mitos x Verdades sobre Energia Solar


Criado: 10 Março 2020 | Atualizado: 12 Março 2020
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Mesmo com o crescimento e difusão dessa tecnologia, ainda existem diversas dúvidas sobre seu funcionamento. Saiba quais são os principais “mitos e verdades” sobre o tema.

O crescimento e a popularização da energia solar no Brasil têm gerado diversos aspectos positivos para o país, sobretudo no lado econômico e ambiental. A energia fotovoltaica solar pode ser utilizada de diversas formas: aquecimento solar, energia heliotérmica, arquitetura solar e fotossíntese artificial.

O incentivo à utilização da energia solar no Brasil é justificado pelo potencial do país, que possui grandes áreas com alta irradiação solar durante quase todo o ano.

1 – Os painéis solares não produzem energia no inverno ou em dias nublados?

Mito. Os painéis produzem energia por meio da radiação direta da luz do sol, e não pela temperatura, por isso, ainda que em dias nublados a radiação seja difusa devido as nuvens que bloqueiam o sol, os raios são suficientes para gerar energia.

2 – O custo de instalação da energia solar fotovoltaica é muito alto?

Mito. Os painéis solares possuíam custo elevado nas primeiras descobertas desta tecnologia, porém, com a evolução do mercado global, os módulos fotovoltaicos tiveram o custo reduzido em mais de 80% nos últimos 5 anos. Assim sendo, tornou-se a tecnologia de geração de energia com o menor custo existente.

3 – A energia solar serve apenas para aquecimento de água?

Mito. É necessário distinguir sistema de energia solar térmica de sistema fotovoltaico. O sistema fotovoltaico transforma raios solares em eletricidade. Devido a essa característica, pode ser utilizado para iluminação, funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos e aquecimento de água em chuveiros elétricos, enquanto no sistema de energia solar térmica, são coletores utilizados apenas para aquecimento de água.

4 –A usina solar causa impactos ambientais na área construída?

Mito. As usinas fotovoltaicas são construídas em terras remotas e improdutivas ou no telhado da residência ou empresa, portanto, além de o impacto ambiental ser mínimo, os empreendimentos contribuem para o desenvolvimento econômico e social das cidades onde são instaladas.

5 – Os módulos não geram energia durante a noite?

Verdade. A geração de energia solar não acontece no período noturno, devido à ausência de radiação solar. Porém, quando a usina solar não está gerando energia, o cliente continua conectado ao sistema da sua distribuidora de energia local. Dessa forma, o excedente gerado durante o dia é armazenado que pode ser utilizado no período noturno.

6 – Os módulos solares têm vida útil superior a 25 anos?

Verdade. Devido ao avanço da tecnologia e da comprovação feita tanto por estudos técnicos, quanto por históricos de usinas, os módulos solares têm vida útil superior a 25 anos.


Continua com dúvidas sobre a energia solar fotovoltaica? Pergunte no campo abaixo que respondemos!
Está com dúvida se deve instalar energia solar fotovoltaica? Solicite um orçamento sem custo. Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em Energia Solar.


Fonte: cenariomt.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Mitos x Verdades sobre Energia Solar
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar