+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Posto de Combustível: Como cortar custos sem afetar a qualidade

Posto de Combustível: Como cortar custos sem afetar a qualidade


Criado: 16 Março 2021 | Atualizado: 16 Março 2021
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
O que parece ser uma necessidade para adequar seu fluxo de caixa à sua realidade, pode se tornar uma oportunidade para economizar. Além também de promover mudanças positivas na administração do seu negócio.

Um dos grandes desafios em qualquer negócio é cortar custos sem afetar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Isso parece ser ainda mais difícil quando o assunto é posto de combustível. Afinal, estamos falando de um mercado altamente competitivo.

Corte na hora certa

Quando pensamos em cortar custos, o primeiro pensamento que vêm à cabeça é a crise econômica. É nesse cenário que a maioria dos empresários e comerciantes tomam medidas para amenizar prejuízos e garantir sobrevivência do negócio. Entretanto, realizar cortes somente em cenários de crise pode não ser uma boa ideia.

É importante estudar e verificar durante toda a vida comercial da empresa aonde é possível cortar gastos para aumentar os lucros e, consequentemente, possibilitar o investimento nas áreas mais importantes e rentáveis.

Portanto, o ideal é não utilizar a contenção apenas como um recurso de salvação. E sim como uma estratégia de renovação do seu posto.

Gastos na ponta do lápis

Antes de mais nada é necessário organizar a casa! O primeiro e mais importante passo é ter conhecimento de todos os gastos do seu posto de combustível. É preciso colocar na ponta do lápis todas as movimentações do seu fluxo de caixa.

Atenção! Nenhuma despesa deve ficar fora dessa conta:

• pagamento de fornecedores;
• salários de funcionários;
• impostos pagos;
• contas fixas (como luz, internet, água, etc.);
• aluguel
• custos de insumos, entre outros.

Não misture pessoal com profissional

Esse é um erro comum notado em qualquer seguimento do mercado, mas que pode levar empresas ao buraco facilmente.

Por isso, a recomendação é que você também separe um “salário mensal”, assim como faz para seus funcionários para você.

Afinal, desviar uma verba destinada para um investimento no seu posto para uso pessoal pode gerar problemas sérios no futuro. Com um salário fixo, você consegue programar os seus gastos e custos pessoais sem problemas sem comprometer o caixa da empresa.

Mudar sem perder

Realizar os cortes necessários e ainda manter a qualidade do serviço é uma tarefa que vai exigir muita dedicação. Além disso, os resultados geralmente são vistos após alguns meses. Afinal, é necessário um período de adaptação da sua parte e de sua equipe.

Com esses dados em mãos, é mais fácil ter uma visão do que é realmente necessário e o que é supérfluo ou exagerado. Com eles você consegue ter uma visão mais ampliada do seu posto. Além disso, esse momento também é fundamental para identificar se algum número está sendo negligenciado dos registros.

Nessa etapa, faça um planejamento financeiro:

• Despesas mensais;
• Investimentos necessários;
• Capital de Giro disponível;
• Metas para corte de custos, etc.

A partir disso, você tem condições de realizar as ações necessárias. Dentre elas mudança de comportamento dos seus colaboradores, corte de funcionários e alterações na estrutura física. Assim como o controle de estoque e dispensa de produtos com pouca procura, baixa lucratividade e renegociação com fornecedores.

Investimentos que fazem a diferença

Você também pode investir em novos equipamentos e sistemas. Ainda que isso custe dinheiro, deve ser encarado como um investimento a longo prazo. É comum que aparelhos antigos, como ar condicionados e computadores, consumam mais energia e tenham menor rendimento no dia a dia.

Além disso, métodos de gerenciamento obsoletos podem não atender às suas demandas do dia a dia. Isso representa mais agilidade e praticidade para seu negócio e, consequentemente, maior qualidade no seu atendimento.

Geração Solar

Na maioria dos Postos de combustíveis se tornou normal que a conta de energia elétrica seja um dos principais custos mensais do negócio e que a cada ano aumenta cada vez mais.

Mas a boa notícia é que, com a instalação do sistema fotovoltaico é possível reduzir a conta em até 95%. Consequentemente tendo um alto corte em seus gastos, possibilitando o aumento dos lucros e investimentos em outras áreas do Posto.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para sua empresa gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.




Fonte: webposto.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Posto de Combustível: Como cortar custos sem afetar a qualidade
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar