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Posto de Combustível: Conheça a importância do Gerente para o aumento dos lucros

Posto de Combustível: Conheça a importância do Gerente para o aumento dos lucros


Criado: 22 Outubro 2020 | Atualizado: 22 Outubro 2020
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Um gerente de posto de gasolina também é um líder. Mas, assim como outros tantos, ele precisa atender a determinados requisitos para ser visto como tal.

A revista Exame publicou em 2018 uma reportagem sobre o perfil das lideranças brasileiras(https://exame.com/carreira/qual-o-perfil-dos-lideres-brasileiros/). Nessa pesquisa, constatou-se que esses gestores realizam sua liderança com base em três pilares: flexibilidade, relações e poder.

A flexibilidade diz respeito à capacidade de se adaptar a mudanças ou situações adversas. Já as relações, apontam para o lado mais afetivo na maneira como líderes e liderados se tratam, o que traz mais engajamento e comprometimento, mas também considera o acarretamento de problemas quando vidas pessoal e profissional se entrelaçam. E, por fim, está o poder, um elemento que, mesmo em um ambiente de construção coletiva, ainda aparece sob a justificativa de que é preciso haver centralização das decisões e, mesmo que de forma subliminar, o controle dos colaboradores.

Conheça as principais funções de um Gerente:

1) Acompanhar todas as atividades do posto

A rotina de um posto de combustível é muito agitada, oferecendo serviços agregados ou não. Por conta disso, um gerente de posto tem muitas responsabilidades e precisa acompanhar de perto todas as operações que são desempenhadas, seja na pista, na loja de conveniência ou na administração, para que se certifique que tudo esteja transcorrendo bem.

Mas quando falamos em acompanhar, não significa fazer tudo sozinho, afinal isso é uma característica de gerentes que não confiam na equipe, sem contar que não é responsabilidade sua a execução. Estamos falando em supervisionar se as atividades foram feitas, como está o progresso delas, se algo deu errado ou houve algum contratempo.

Esse acompanhamento é fundamental, pois se um cliente encontrar a pista suja, o calibrador de pneu sem funcionar ou a loja de conveniência mal organizada, a reclamação passa pelo frentista, mas a culpa pode cair direto no gerente.

São responsabilidades usuais do gerente, o fechamento dos caixas, a realização de depósitos, o pagamento de contas e gestão de pessoal, incluindo o pagamento de salários e exercer tais funções com esmero e dedicação é assim uma obrigação, como também uma necessidade.

Isso porque, ao estar mais perto desses processos, você pode enxergar, por exemplo, como está a margem de lucro do posto e pensar em soluções possíveis para aumentá-la, que vão desde a implantação de programas de fidelidade à análise da concorrência. Falando nisso, nunca subestime a concorrência, pois sempre haverá algo bacana que pode ser usado como inspiração.

2) Cuide bem da loja de conveniência

Cuidar bem da loja de conveniência é requisito, afinal, além de uma extensão do posto, ela é um negócio com enorme potencial e contribui para a experiência do cliente. Para essa missão, primeiro você precisa ter profissionais qualificados para isso e confiar neles. Então, seu dever começa na hora de selecionar bem quem irá trabalhar lá e treiná-los para que façam o atendimento ideal.

Esse cuidado vai muito além. Para garantir o sucesso da loja de conveniência e o seu enquanto gerente de posto de gasolina, você deve supervisionar os pedidos, acompanhar o recebimento das mercadorias e manter o estabelecimento em dia com as obrigações com os órgãos sanitários e fiscais.

3) Inovação

Gerente bom é aquele que cumpre com os requisitos da função e garante a rentabilidade do posto mês após mês. Gerente excelente é aquele que supera as expectativas e busca novidades para potencializar o negócio e trazer mais rentabilidade. Gerentes de postos de gasolina podem sim pensar fora da caixa e trazer ideias inspiradoras para que o posto venda mais.

Desde parcerias à criação de espaços multifuncionais, o gerente deve pensar em novas soluções que coloquem o posto de gasolina em vantagem na competitiva guerra por clientes. Postos atrativos chamam mais clientes, fidelizam boa parte deles e, consequentemente, trazem mais lucro para o negócio. Você quer ser conhecido como o gerente que apenas cumpre suas obrigações ou como o gerente que aumentou os ganhos do posto em poucos meses?

Além de inovar na aquisição de novos clientes também é necessário inovar para a redução de custos e, consequentemente no aumento do lucro. Atualmente, a instalação de sistemas de energia solar são a melhor alternativa para a redução de custos, possibilitando uma redução de até 95% da conta de energia elétrica.

4) Compartilhe os indicadores com seus gestores

Ser gerente exige muita responsabilidade, afinal você está cuidando de um negócio que não é seu.

Por isso, a aproximação com seus gestores/ contratantes é relevante para mostrar as particularidades que tem o seu trabalho. Esse momento deve ser também para compartilhar os indicadores do seu posto.

É por meio desses indicadores que o proprietário do posto onde você trabalha, vai perceber se você está fazendo um bom serviço ou não. Ter momentos como esses só traz vantagens. Quando os números apresentados são bons, ótimo para você mostrar a sua capacidade de gestão, de produtividade e rentabilidade. Ainda cria um terreno fértil para crescimento e ganhos por reconhecimento.

Quando os números são ruins, também é uma boa oportunidade para que sejam compartilhados. Juntos, vocês podem entender onde está o erro e o que pode ser feito de aí em diante para reverter o quadro. Isso significa transparência, confiança e desenvolvimento.

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Fonte: adaptive.com.br

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