+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Posto de Combustível: Conheça as 5 principais dicas para redução de custos!

Posto de Combustível: Conheça as 5 principais dicas para redução de custos!


Criado: 31 Maio 2021 | Atualizado: 31 Maio 2021
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Posto de Combustível: Conheça as 5 principais dicas para redução de custos!

O controle de custos em uma empresa é crucial para o sucesso do negócio. Afinal, somente assim é possível acompanhar todos os gastos, identificar desperdícios, encontrar oportunidades de melhorias e aprimorar seu planejamento.

Em tempos de crise, no entanto, não basta fazer um simples acompanhamento dos processos: para que o seu posto de combustível se mantenha competitivo, é preciso analisar detalhadamente cada ação colocada em prática e encontrar meios de reduzir esses custos.

Confira algumas dicas para ajudá-lo a reduzir os custos e aumentar a lucratividade do seu negócio.

1. Conheça todos os custos

O primeiro passo para reduzir os custos do posto de combustível é conseguir identificar quais são eles. Nesse caso, vale a pena fazer uma revisão do orçamento, analisando todos os gastos, verificando se estão sendo lançados adequadamente e se algum tem sido negligenciado nos registros.

Essa tarefa é importante, pois esse levantamento torna possível saber quais custos são supérfluos, quais podem ser eliminados e quais não podem ser reduzidos – pois comprometeriam a qualidade do serviço, por exemplo. Assim, o gestor passa a ter informações mais confiáveis para tomar suas decisões.

Não deixe de analisar sua conta de energia elétrica, em muitos dos casos é um dos maiores gastos mensais do posto e passa despercebido.

2. Envolva os colaboradores

Deixar a equipe consciente a respeito das economias que precisam ser feitas, bem como a importância disso para o negócio também é uma excelente forma de reduzir os custos do posto de combustível.

Nesse caso, vale a pena estimular o consumo consciente – de água, energia, papel, copos descartáveis, entre outros – e solicitar ideias que, quando colocadas em prática, ajudem a promover a diminuição dos gastos.

3. Renegocie com fornecedores

A renegociação com fornecedores tem um papel fundamental na redução de custos. Vale a pena tentar obter melhores condições de pagamento e redução nos preços – ou mesmo obter os mesmos preços, no caso de compras com um volume menor.

Essa ação é especialmente importante quando há alguma pendência nos pagamentos, que incorrem em cobranças de juros. Assim, o ideal é tentar uma redução das taxas ou uma condição mais favorável para pagamento.

4. Planeje os estoques

Na grande maioria dos casos, um posto não oferece apenas o combustível para seus clientes.

Também são vendidos óleos e lubrificantes, por exemplo, além de outros produtos relacionados ao negócio. É preciso lembrar que esses estoques também precisam ser bem controlados, visto que, no caso de excessos, além de gastar uma fatia maior do capital, existe o risco de perdas e acúmulo de produtos. Logo, o ideal é controlar as saídas dos materiais para dimensionar melhor as compras que serão feitas.

5. Sistema Fotovoltaico

Quando a meta é reduzir os custos, as primeiras coisas que são cortadas são os investimentos.

Porém, no caso da energia solar, além de obter o benefício da redução de custos, um sistema fotovoltaico proporciona diversas outras vantagens.

Entre elas, a principal vantagem é o corte no gasto com energia elétrica em até 95%. Outra vantagem percebida é o rápido retorno do investimento, o medo do investimento é comum entre os empresários no ramo, mas em cerca de 4 a 5 anos o retorno já é percebido, tendo em mente que o equipamento tem vida útil de 25 a 40 anos.

Como você pode ver, existem diversos meios de reduzir custos no posto de combustível sem diminuir a quantidade de colaboradores. Para isso, basta que o gestor analise bem o seu negócio e procure oportunidades de melhorias que ajudem a promover essas reduções.

Vale a pena avaliar as finanças do seu negócio para verificar a viabilidade do que ainda pode ser feito.

Para a implantação do sistema de energia solar em seu posto de combustível, comércio ou indústria, conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.




Fonte: webposto.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Posto de Combustível: Conheça as 5 principais dicas para redução de custos!
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar