+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Posto de Combustível: Entenda como a energia fotovoltaica pode facilitar a gestão

Posto de Combustível: Entenda como a energia fotovoltaica pode facilitar a gestão


Criado: 11 Novembro 2020 | Atualizado: 07 Maio 2021
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Para otimizar e facilitar a gestão no posto de combustível, é necessário considerar tendências atuais do mercado, para se diferenciar e sair na frente dos concorrentes.

Saber como administrar um posto de combustível exige atenção diversificada. Ou seja: não basta atentar-se à qualidade do combustível se o atendimento oferecido é digno de queixas do consumidor. Não basta planejar-se financeiramente, e não ter um planejamento estratégico de crescimento a longo prazo.

Por isso, reunimos neste post uma série de dicas que pode ajudar você não só a melhorar os conhecimentos sobre como administrar um posto de combustível, mas a aprimorar a gestão com redução de custos a longo prazo.

1. Planejamento

Toda empresa, não importa o segmento de atuação ou o seu porte, necessita de planejamento. Ele tem que compreender as suas metas financeiras, os seus objetivos e os desafios de empreender naquele setor.

Além disso, é fundamental para compor os planos da empresa em curto, médio e longo prazo. Do contrário, as ações e decisões vão ser tomadas puramente por instinto e palpites — o que pode aumentar potencialmente os prejuízos e custos do seu negócio.

Por isso é importante que o planejamento não fique apenas na sua cabeça, é importante colocar no papel ou em planilhas, para facilitar a organização e evitar erros.

2. Inovação

Empresas que se destacam no mercado têm algo em comum: a sede por inovação. Ao administrar um posto de combustível, você deve pensar o mesmo para diferenciar-se da sua concorrência.

No entanto, não precisa focar em reinventar a roda. A inovação pode ser uma ideia simples e aplicável de imediato — como soluções automatizadas para reduzir custos e agregar maior controle sobre os índices de sua empresa.

O importante, aqui, é o mapeamento de todas as etapas do seu comércio. Em seguida, identificar carências e eventuais oportunidades para torná-lo mais eficiente com um uso reduzido de recursos e imprevistos.

Hoje, no Brasil, um conceito que está tomando conta das casas, comércios e empresas, é a instalação do sistema fotovoltaico e, aplicar este conceito em postos de combustíveis é de extrema utilidade, pois, geralmente, o gasto com energia elétrica em postos é muito alto. Por este motivo é necessário olhar o mercado e sempre buscar inovações para o setor.

3. Monitoramento

Acompanhar os resultados de cada performance é fundamental para o crescimento da sua empresa. Se você não mensura o crescimento, lucros e compara os custos e a sua renda, como saber para qual direção o seu posto de combustível deve seguir nos próximos meses?

O monitoramento é fundamental em todas as áreas do posto de combustível, desde o fluxo de caixa até as atividades dos frentistas. Apenas monitorando é possível enxergar erros e corrigi-los. A instalação fotovoltaica também pode facilitar neste aspecto. Algumas empresas no setor possibilitam todo monitoramento na palma da mão, o rendimento do inversor, por exemplo, é um acompanhamento comum, mas o monitoramento do rendimento das placas, o IMM é tecnologia exclusiva da ITP com parceria com a AEG.

4. Gestão financeira

Além das dicas acima, vale a pena considerar os rumos que o seu empreendimento está seguindo, no que diz respeito à sua saúde financeira.

Assim, administrar um posto de combustível também exige que você entenda do assunto, minimamente, para equilibrar as contas e obter uma projeção de desenvolvimento econômico. Sem isso, você perde a orientação básica para identificar as melhores oportunidades para investir ou reter os gastos e evitar prejuízos.

Atualmente a oportunidade ideal para investir em economia é com a instalação fotovoltaica, pois com uma redução de 95% na conta de energia elétrica, um dos maiores gastos do posto, proporciona aumento nos lucros e a possibilidade de investir em outras áreas do posto de combustível.

5. Gestão ambiental

Bom lembrar que administrar um posto de combustível também envolve questões ambientais para uma gestão eficiente e segura.

Isso porque, as medidas focadas nesse sentido consistem em minimizar qualquer problema relativo ao vazamento de combustíveis e de contaminação do solo com essas substâncias.

Vale destacar: essa questão é exigência pelos órgãos reguladores. Seguir as diretrizes, portanto, é uma obrigatoriedade para a sua empresa.

No mundo atual, é cada vez mais importante e incentivado o cultivo do meio ambiente, consequentemente, o uso de energias limpas. Deste modo, a energia solar é a melhor escolha para uma geração de energia sustentável e que não prejudica o meio ambiente.

Os postos de combustíveis só tem a ganhar com a instalação de energia solar fotovoltaica, mas confie apenas em profissionais e especialistas no setor. A instalação é complexa e exige profissionalismo.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Posto de Combustível: Entenda como a energia fotovoltaica pode facilitar a gestão
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar