+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Conta de luz terá cobrança extra a partir de Dezembro, decide Aneel.

Conta de luz terá cobrança extra a partir de Dezembro, decide Aneel.


Criado: 03 Dezembro 2020 | Atualizado: 03 Dezembro 2020
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Em maio, agência anunciou que não haveria cobrança extra em 2020 em razão da pandemia, mas decisão foi revogada. Serão cobrados R$ 6,24 a mais a cada 100 kWh consumidos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir da terça feira (1º).

Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência (veja na imagem mais abaixo).

Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na reunião desta segunda-feira, contudo, a agência decidiu revogar a decisão e aplicar a bandeira vermelha patamar 2.

Motivo da cobrança extra

Segundo o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, o despacho de maio foi revogado porque o Brasil voltou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia.

No entanto, conforme a Aneel, a oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Desta forma, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão.

"Essa condição de oferta adversa, somada à tendência de recuperação de carga da energia aos patamares pré-crise, são indícios concretos de que o mecanismo das bandeiras já merece ser restabelecido e a curto prazo", afirmou o relator.

Acionamento de térmicas

Em outubro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o acionamento de termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. A medida costuma ser adotada quando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo do recomendado.

Só que a energia gerada por térmicas sai mais cara para o consumidor. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, defende que a alternativa seja economizar:

"É importante dar um sinal ao consumidor de que a geração no país está cara pelo fato de estar sendo atendida por termelétricas, então é importante para o consumidor evitar desperdício de água e de energia", disse Pepitone.

Somos da ITP - Especialista em Energia Solar para Postos Revendedores de derivados de petróleo, etanol e GNV.

Nossa missão é: REDUZIR CUSTOS DE ENERGIA ELÉTRICA.

Com isso, temos o interesse de apresentar um projeto e estudo de viabilidade econômica para postos revendedores, com uma ferramenta inovadora e exclusiva para a redução em energia elétrica, os Sistemas de Geração de Energia Fotovoltaica (Energia Solar).

Acesse nosso site: www.itpindustrial.com.br e abaixo segue uma breve apresentação de nossos valores e parceiros.

É uma oportunidade para este segmento trabalhar uma ótima redução nos custos de energia elétrica, pois com o cenário atual das concessionárias, com as variações dos patamares das bandeiras tarifárias, torna-se necessária uma análise rigorosa das contas.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Conta de luz terá cobrança extra a partir de Dezembro, decide Aneel.
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar