+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Benefícios da fonte solar para a mobilidade elétrica

Benefícios da fonte solar para a mobilidade elétrica


Criado: 07 Julho 2021 | Atualizado: 19 Novembro 2021

Categoria: Energia Solar Fotovoltaica

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Muitos dos benefícios da mobilidade elétrica serão alcançados apenas com fontes renováveis de energia elétrica.

Normalmente associamos veículos elétricos a algo limpo e sustentável, pois a motorização elétrica substitui parcial ou completamente os motores a combustão, supostamente cessando ou reduzindo a emissão de gases para a atmosfera e o uso de recursos fósseis não renováveis.

Os autores de (Goldin et al., 2014) apontam que nos Estados Unidos a maior fonte de poluição do ar é proveniente dos sistemas de transporte. Um estudo mostrou que no ano de 2006 os transportes foram responsáveis por 50% das emissões de monóxido de carbono, mais de 30% das emissões de óxidos de nitrogênio e aproximadamente 25% das emissões de hidrocarbonetos.

Segundo observações realizadas no estudo apresentado por (Mwasilu et al., 2014), um veículo elétrico pode eliminar 600 kg de CO2 anualmente com o emprego de energia solar nas estações de recarga em locais de trabalho – ou seja, realizando carregamento diurno.

Em países que utilizam ainda amplamente as fontes fósseis para a produção de eletricidade, a adoção da fonte solar integrada aos sistemas de recarga será a única maneira de frear a utilização de combustíveis fósseis à medida que a frota de veículos elétricos crescer.

Sem a penetração massiva da energia solar fotovoltaica, em muitos países o consumo de combustíveis será apenas deslocado dos veículos para as centrais geradoras de eletricidade (Kurien, 2020).

Muitas controvérsias existem em torno do potencial da mobilidade elétrica de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Um estudo conduzido pelo American Council for an Energy Efficient Economy (Ye et al., 2015) mostrou que as emissões causadas por veículos elétricos seriam maiores que as dos veículos a combustão em locais onde mais de 80% do suprimento de eletricidade provém de usinas termelétricas a carvão, como é o caso da China e de alguns países europeus.

Por essas razões, os benefícios da mobilidade elétrica serão alcançados apenas com a integração com fontes renováveis de energia elétrica. O aumento da frota mundial de veículos elétricos deve, necessariamente, ser acompanhado da inserção ampla de geração solar e eólica, entre outras renováveis, nas matrizes energéticas dos países.

São muitos os benefícios sociais, ambientais e econômicos proporcionados pela integração da energia fotovoltaica à transição da mobilidade a combustão para a elétrica (Erickson et al., 2017)

Existem aspectos sociais relacionados à adoção de veículos elétricos abastecidos com energia solar. (Goldin et al., 2014) Um estudo conduzido por (Andrew & Qiu, 2016) mostrou que proprietários de veículos elétricos possuem mais interesse em fontes renováveis do que outras pessoas.

Nos EUA, segundo a pesquisa, 50% dos proprietários de veículos elétricos possuem sistemas fotovoltaicos residenciais e 60% adquiriram veículos elétricos por razões ambientais. De fato, um estudo apresentado em (Delmas et al., 2016) mostra que a aquisição simultânea de veículos elétricos e sistemas fotovoltaicos por proprietários residenciais pode reduzir de forma significativa as emissões de carbono das residências norte-americanas.

As investigações de (Andrew & Qiu, 2016) levam a crer que o uso da energia solar (e de outras fontes renováveis) no carregamento veicular deverá fazer parte das estratégias de companhias de eletricidade, fabricantes de veículos elétricos e empresas de serviços automotivos para atrair consumidores para a aquisição de veículos elétricos.

Além de tudo, a combinação de fontes renováveis e veículos elétricos pode trazer benefícios econômicos, como mostrou uma pesquisa apresentada em (Schepper et al., 2015), com um estudo de caso real. A eletrificação das frotas de veículos, a economia de combustível e a eletrificação de prédios com sistemas fotovoltaicos pode mostrar-se vantajosa para muitas empresas e também para pessoas físicas.

Os autores de (Coffman et al., 2017) mostraram que o custo total de propriedade de um veículo elétrico, ao longo de toda a sua vida útil, em uma residência norte-americana dotada de um sistema fotovoltaico pode ser menor do que o custo obtido com um veículo a combustão de mesmo porte.

Nas próximas décadas pesquisas na academia e esforços na indústria devem ser direcionados para a melhoria de arquiteturas e sistemas de conversão de energia elétrica e para a elaboração de estratégias de gerenciamento de recarga e despacho de energia entre fontes e sistemas de armazenamento, visando ao aumento da eficiência e à redução dos custos operacionais dos veículos elétricos e das infraestruturas de recarga a eles associadas, priorizando sempre o uso de fontes renováveis.

Os veículos elétricos podem ser considerados sustentáveis e ambientalmente corretos (do ponto de vista da motorização) se forem acompanhados de fontes renováveis de energia – sendo a energia solar fotovoltaica a principal candidata para acompanhar a escalada mundial da mobilidade elétrica.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.




Fonte: canalsolar.com.br
Autor: Marcelo Villalva
https://canalsolar.com.br/beneficios-da-fonte-solar-para-a-mobilidade-eletrica/

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Benefícios da fonte solar para a mobilidade elétrica
Comentários
1
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar