+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Conheça o terceiro pilar fundamental para o crescimento do seu Posto de Combustível

Conheça o terceiro pilar fundamental para o crescimento do seu Posto de Combustível


Criado: 03 Novembro 2021 | Atualizado: 03 Novembro 2021

Categoria: Posto de Combustível

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Para superar as barreiras, é necessário estruturar a empresa com os três pilares fundamentais, que proporcionam mais visão estratégica para os varejistas.

É perceptível que os Postos de Combustíveis não são locais apenas para venda de combustível, se tornaram muito mais que isso, são pontos de referência e de conveniência.

Como consequência do aumento do mix de produtos ofertados, aumento do tamanho da loja de conveniência e conectividade com novas tecnologias, os Postos estão enfrentando um grande aumento no consumo de energia elétrica.

Aliado a isso, atualmente as tarifas, multas e bandeiras tarifárias proporcionam um grande aumento no valor da conta de energia elétrica, como exemplo disto, hoje está em vigor a bandeira tarifária chamada “bandeira escassez hídrica”, patamar que acrescenta ao valor da conta em R$ 14,20 por 100kWh.

Como se já não bastasse isso, os postos revendedores sofrem com constantes aumentos no preço dos combustíveis, o que dificulta ainda mais aumentar os preços para fechar a conta no final do mês.

Deste modo, é nítido que para o Posto de Combustível ter sucesso e conseguir crescer é preciso ter Economia para aumentar seus lucros. Assim chegamos ao terceiro pilar:

Economia

A energia solar para postos de combustíveis tem se tornado uma opção cada vez mais popular hoje em dia e não é por acaso, além de ser uma fonte de energia renovável, o sistema tem ficado cada vez mais acessível.

Todo empresário sabe que para obter o máximo de lucro, é necessário reduzir despesas, mas, mantendo a qualidade da estrutura, atendimento e produtos. Essa alternativa ajuda a reduzir custos e proporciona muito outros benefícios.

Redução na conta de energia elétrica em 95%. Toda essa economia é possível porque o sistema fotovoltaico é ligado a concessionaria de energia e, quando gera mais energia do que consome, gera créditos que são abatidos diretamente na conta de energia do estabelecimento, que podem ser utilizados em até 60 meses.

Rápido retorno sobre Investimento

Mais uma das vantagens da energia solar para postos de combustível é que o retorno sobre investimento é rápido. Em cerca de 4 ou 5 anos, você já consegue o valor investido para a implantação do sistema.

E o melhor de tudo é que o sistema tem uma vida útil de 25 a 40 anos, quando a manutenção é mantida e com uma limpeza periódica. Ou seja, a economia vai durar por muitos anos.

Linhas de Financiamento para postos de combustíveis

Para muitos empresários, pagar a implantação à vista pode pesar no orçamento mensal do empreendimento. Mas isso não é um problema.

Isso porque existem vários tipos de financiamento para donos de postos de gasolina. Hoje é possível instalar o sistema em seu negócio, mas pagar de forma tranquila, em pequenas parcelas ajustadas. Em muitos casos o valor da parcela é o mesmo, ou menor, da conta de energia.

Construção de uma imagem mais forte

O fato do posto ter energia solar também ajuda na construção e fortalecimento da imagem dele. Cada vez mais os consumidores têm valorizado empresas que presam pela sustentabilidade. Deste modo, é possível criar estratégias de marketing focadas nessa informação.

Benefícios Fiscais

Em 2015 entrou em vigor a Lei Nº 13.169 que isenta a arrecadação do PIS/COFINS em energia produzida e utilizada. Ou seja: a energia produzida e utilizada não é tributada, apenas aquela excedente que é “vendida” pela empresa produtora da sua região.

O artigo 8º da Lei diz: “Ficam reduzidas a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – COFINS incidentes sobre a energia elétrica ativa fornecida pela distribuidora à unidade consumidora, na quantidade correspondente à soma da energia elétrica ativa injetada na rede de distribuição pela mesma unidade consumidora com os créditos de energia ativa originados na própria unidade consumidora no mesmo mês, em meses anteriores ou em outra unidade consumidora do mesmo titular, nos termos do Sistema de Compensação de Energia Elétrica para microgeração e minigeração distribuída, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.”

Outra vantagem é o desconto no IPTU. O chamado IPTU Verde é oferecido em várias cidades brasileiras e tem como objetivo incentivar moradores e empresários da região a adotarem medidas sustentáveis em suas propriedades. Cada município tem suas próprias condições, que podem chegar a 100% de desconto no valor do imposto.

Fácil Manutenção

Geralmente os Postos possuem uma grande área de telhado, tanto na área de bombas como na conveniência, por isso na maioria dos casos a área não é problema.

Quanto a limpeza e manutenção das placas é bem simples, dependendo da área da instalação, a limpeza pode ser de forma mensal ou até a cada 3 meses. Lembre-se de verificar com frequência como está a geração do sistema fotovoltaico.

Esse é o último pilar que tem poder de impulsionar um posto de combustível. Além dele, outras estratégias devem estar no radar do varejista, como cuidar da identidade visual – logo, cores, letra, slogan são importantes para manter a marca na mente do cliente – e conhecer o perfil do cliente, potencializando as ações de marketing, que podem ser segmentadas para o público-alvo.

Gostou deste conteúdo?
Quer saber outras informações e notícias sobre o mercado dos Postos Revendedores?

Se cadastre em nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre Postos de Combustíveis , Energia Solar e Mobilidade Elétrica!

Fique de olho em nossas redes sociais:

Linkedin

Facebook

Instagram

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Conheça o terceiro pilar fundamental para o crescimento do seu Posto de Combustível
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar