+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Conta de luz pode subir 20% por conta do Coronavírus

Conta de luz pode subir 20% por conta do Coronavírus


Criado: 21 Abril 2020 | Atualizado: 23 Abril 2020
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Os consumidores de todo o país, inclusive os considerados de grande porte e os clientes residenciais, devem arcar com a maior parte dos custos da crise do coronavírus no setor elétrico.

O impacto que o socorro às empresas em estudo pelo governo terá na tarifa vai depender de um conjunto de fatores, mas os números iniciais apontam para uma alta de 20% nas contas, a ser diluída ao longo de alguns anos. O número foi calculado pela associação dos grandes consumidores de energia (Abrace) e endossado por mais de 50 outras entidades.

O governo ainda está finalizando a forma como será feita o socorro ao setor, depois de integrantes do próprio Executivo e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) rechaçarem incluir todo o custo na tarifa

A principal medida que vem sendo desenhada para o setor elétrico é um empréstimo bilionário para as distribuidoras de energia elétrica. O financiamento vai chegar a R$ 17 bilhões, a ser pago em 60 meses. O empréstimo será coordenado pelo BNDES e concedido por um pool de bancos privados, num fundo que vem sendo chamado de Conta-Covid.

A discussão agora é como diluir esse custo. Está certo que grande parte deve ir para a tarifa, incluindo os juros. O tamanho disso é que preocupa. Para outra parte, pode ser usado recursos de fundo setoriais que estão parados. Há ainda uma pressão, dentro do governo, para que o Tesouro Nacional banque parte da transferência.

O empréstimo é necessário, avalia o governo, para manter a sustentabilidade financeira das distribuidoras e de todo o setor elétrico, já que essas empresas são a base do sistema. Daí a preocupação especial. O governo vê o empréstimo como uma alternativa para evitar que um eventual problema de inadimplência nas distribuidoras gere efeito cascata no setor.

“Somado à atual conjuntura de aumento das tarifas de energia, o impacto das medidas atualmente propostas pode chegar a um aumento de mais de 20% nas tarifas de energia, com um efeito sobre a inflação e resultados nefastos para a economia no longo prazo”, diz a carta das associações.

Já é dado como certo uma forte inadimplência no setor. A própria Aneel já proibiu o corte no fornecimento de energia de quem está devendo. Há ainda uma forte queda na demanda, com impacto sobre os contratos em vigência.

Por estes motivos, a instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia solar, são de extrema importância para a redução de custos em energia elétrica, durante os próximos anos. Tanto para as residências, quanto para os comércios e indústrias. Solicite orçamentos e estude a instalação das placas fotovoltaicas já para os próximos meses.



Fonte: oglobo.globo.com

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Conta de luz pode subir 20% por conta do Coronavírus
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar