+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis

6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis


Criado: 28 Outubro 2019 | Atualizado: 28 Outubro 2019
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Novas tendências para postos de combustíveis estão maximizando o potencial desse tipo de negócio.

Em localizações privilegiadas e com um grande volume de clientes ao longo do dia, os postos podem ser muito mais que a função que os nomeia. Com as tecnologias certas, é possível maximizar o retorno desse empreendimento sem precisar necessariamente aumentar os preços ou enxugar gastos. E é importante ficar atento às novas tecnologias e técnicas disponíveis no mercado para não ficar atrás em relação aos seus concorrentes.

1. Sistemas de conectividade entre carros e postos.

Uma das novidades mais interessantes é a presença de tecnologias que conectam carros de forma mais inteligente.

Um exemplo são sistemas de conectividade que podem alertar os motoristas de manutenções e outras demandas do veículo, indicando postos próximos que fornecerão os serviços exigidos.

O mesmo sistema também pode ser usado para revelar ao motorista que chega a um posto quais as opções de alimentação e conveniência disponíveis no local, uma funcionalidade útil tanto para o usuário como para o negócio, que aumentará seu ticket médio.

As possibilidades de conectividade entre carros e postos não ficam por aí. Outros sistemas como pagamentos automatizados devem ser uma das muitas possibilidades que serão implementadas ao longo dos anos.

2. Estrutura de container em posto de combustível.

Essa tendência ainda está em fase inicial, mas muitos países já adotaram os chamados postos containers, que são extremamente compactos. O investimento em um deles é bem menor do que aquele realizado em uma estrutura completa de posto, assim como o tempo de implantação.

Por essas características, os postos containers são adequados para o atendimento em locais remotos. Por serem modulares, caso exista uma demanda acima do previsto é possível adquirir outro container e ampliar a capacidade.

Por outro lado, se o posto container não estiver em um ponto com receita suficiente para justificar seu investimento, ele pode ser transportado e reinstalado em outro local com um baixo custo.

3. Utilização de energia solar.

Usualmente, os postos ocupam locais relativamente espaçosos, protegidos por uma ampla cobertura. Em alguns países, painéis de energia solar estão sendo instalados nessa cobertura para suprir o posto com energia elétrica limpa e renovável.

Além da questão de consciência ecológica, a utilização de energia solar no posto é um investimento que se paga rápido. Pelas características e dimensões físicas da maior parte desses empreendimentos, é possível produzir bastante energia solar e exceder significativamente as necessidades do próprio posto.

Se o sistema instalado for conectado à rede, esse excedente pode ser vendido para as companhias de energia elétrica. Ou seja, além de praticamente zerar a conta de luz, os postos ainda podem fazer disso uma outra fonte de receita.

4. Programas de fidelidade de clientes.

Não é um exagero dizer que os postos são paradas obrigatórias para carros. Qualquer veículo precisa de algum combustível para rodar e de tempos em tempos necessita reabastecer.

Mas essa suposta demanda garantida não faz com que o negócio seja fácil: por diversas razões, os clientes se fidelizam aos postos que conhecem, confiam e que estejam na sua rota diária.

Uma forma de tentar garantir a preferência desses consumidores é com programas de fidelidade para o posto. Os clientes são cadastrados e a cada vez que abastecem podem acumular pontos que serão trocados por prêmios, como serviços no próprio posto ou em parceiros.

5. Recarga de carros elétricos.

Ainda é cedo para dizer se os carros elétricos vão mesmo substituir aqueles movidos por combustíveis como o etanol, o diesel e a gasolina, mas o fato é que esses veículos já estão nas ruas e, assim como qualquer veículo automotor, precisam de reabastecimento.

A carga completa de um veículo elétrico pode ser um processo longo, mas já existem tecnologias para cargas rápidas parciais que podem ser oferecidas em postos de combustível.

Com o crescimento da demanda por esse serviço, é natural que os postos se tornem também pontos de recarga de carros elétricos.

6. Sistema de drive-thru para a loja de conveniência.

Uma das formas de aumentar a receita das lojas de conveniência de postos de combustível é com a adoção de um sistema de drive-thru. Os clientes podem fazer compras enquanto estão no carro, através de um aplicativo, e um funcionário da loja de conveniência apenas leva os produtos para o veículo.

Essa tecnologia aproveita o fluxo de clientes em um posto e permite que eles comprem no espaço de conveniência sem precisar de uma vaga para estacionar e sem gastar tempo além daquele investido no abastecimento.

Essa comodidade extra, transforma qualquer loja de conveniência em um drive-thru, mas não demanda nenhum investimento extra para a adequação da estrutura física do local.

E agora que você já conhece 6 tendências para postos de combustível, que tal aproveitar para ler outras notícias sobre o assunto e ficar por dentro das novidades do setor.


Fonte: brasilpostos.com.br


Avaliação

Deixe sua avaliação
6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis
Comentários
1
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
perfil
Anderson Mendes
01 Setembro 2020 | 01:40 am

É de grande relevância essas informações, para o conhecimento sobre postos de combustíveis. A Brasil postos está de parabéns!


E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar