+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Solar é a fonte de energia renovável que mais gera emprego

Solar é a fonte de energia renovável que mais gera emprego


Criado: 23 Junho 2020 | Atualizado: 23 Junho 2020
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Avaliação é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) a partir de dados internacionais.

Os integrantes da cadeia de valor da energia solar apostam na característica de grande geradora de empregos do setor como mais um fator de incentivo para adoção da tecnologia. Segundo a ABSOLAR, a fonte é responsável por mais de um terço dos mais de 11 milhões de empregos renováveis do mundo. A cada novo megawatt (MW) instalado, o segmento agrega entre 25 e 30 novos empregos, com grande parte criada de forma local, nas regiões em que os sistemas solares fotovoltaicos são instalados.

Os dados são de estudos da Agência Internacional de Energia Renovável (International Renewable Energy Agency – IRENA). Além do volume, os especialistas brasileiros destacam ainda a qualidade dos postos de trabalho na área: são profissionais de formação técnica e superior, com salários médios acima do patamar médio brasileiro, o que agrega mais renda e poder de compra para as famílias brasileiras, de Norte a Sul do Brasil, ativando as economias locais.

A energia solar tem ainda a vantagem de se associar à construção civil, uma das atividades vistas como essenciais e que não pode parar durante o período de quarentena. Adicionalmente, grande parte das indústrias, clientes potenciais da energia solar fotovoltaica também não interromperam suas atividades. “Mesmo com a desaceleração da economia, a energia elétrica continua sendo imprescindível, tanto para as pessoas, quanto para as empresas e governos. Isso faz com que os propulsores do mercado de energia solar não parem por completo”, avalia a ABSOLAR.

O financiamento no Brasil também ajuda o setor. Existem mais de 70 linhas de financiamento e mecanismos de garantia financeira para quem quer adquirir energia solar fotovoltaica, com taxas de juro a partir de 0,75% ao mês, o que viabiliza a instalação. Muitas vezes, a economia na conta de luz trazida pelo sistema solar já paga a parcela do financiamento e ainda libera recursos para as famílias, empresas, produtores rurais ou até governos.




Fonte: absolar.org.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Solar é a fonte de energia renovável que mais gera emprego
Comentários
2
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
perfil
Marcos
11 Julho 2020 | 19:45 pm

Nessa playlist 7 vídeos apresentando os diferentes perfis de emprego no setor fotovoltaico (ex.: comercial, instalação, projeto, pós venda, etc) no brasil e alguns comentários sobre a situação atual no Brasil (2020) - https://www.youtube.com/playlist?list=PL7cPm64qsQNJj6v_bm3hk45XHF6EZMbba


perfil
José Alcir Dos Santos
26 Junho 2020 | 10:55 am

A energia solar é a coisa mais fantástica que eu já meses últimos anos mais o povo estão com olhos vendados não consegue ver.


E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar