+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Carports: Saiba tudo sobre o conceito em alta no mercado brasileiro de energia solar

Carports: Saiba tudo sobre o conceito em alta no mercado brasileiro de energia solar


Criado: 26 Julho 2021 | Atualizado: 19 Novembro 2021

Categoria: Energia Solar Fotovoltaica

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Conheça a aplicação que dá oportunidade para empresários reduzirem seus custos com energia e já se adaptarem com o futuro da mobilidade no Brasil.

Os carports – abrigos para veículos cobertos por painéis solares – estão cada vez mais em alta em diversos segmentos do mercado de energia solar, como hipermercados, shoppings, centros comerciais, postos de combustíveis, faculdades e condomínios residenciais.

A aplicação vem ganhando espaço no setor solar, não só por gerar energia limpa e sustentável, mas também por oferecer um sistema de estacionamento mais seguro, confortável e protegido do sol, gerando economia na conta de luz.

Além disso, com a forte tendência de introdução dos veículos elétricos, os carports ainda oferecem aos clientes dos empreendimentos a oportunidade de utilizarem a energia para abastecer seus carros, ou motos, enquanto fazem suas compras. Podendo ser, inclusive, um diferencial ou critério de seleção dos consumidores ao escolherem um local para fazer suas compras.

Origem do carport

A expressão “Carport” vem do termo francês “porte-cochère”, referindo-se a um portal coberto e passou a ser utilizado a partir dos anos de 1930 como referência aos estacionamentos cobertos, mas sem paredes.

Nos dias atuais, o conceito ficou mundialmente conhecido no campo da energia solar, com a substituição de coberturas convencionais por painéis fotovoltaicos. A ideia é garantir a proteção aos veículos estacionados e, ao mesmo tempo, a captação da luz do Sol pelas placas, transformando-a em energia elétrica.

Particularidades

Apesar de haver semelhanças com os sistemas fotovoltaicos tradicionais, instalados em telhados, os carports possuem algumas diferenças. A primeira delas é o fato de que os projetos precisam ser customizados, pois as larguras das vagas variam de local para local, além de que a posição do pilar é crítica para abertura das portas e para facilitar a baliza.

A altura do sistema também varia de acordo com o tipo de veículo: para automotores menores, como carros e motos, deve ser de 2,3 metros, enquanto que para os de maior porte, como vans, deve ser superior a 2,7 metros. A depender do cliente, também pode ser solicitado a vedação entre os painéis contra chuvas.

Atratividade em estabelecimentos comerciais

Os estabelecimentos comerciais só tem a ganhar com este tipo de instalação. Hoje a muita procura de supermercados, varejistas e postos de combustíveis neste tipo de instalação. Pois aproveitam seus espaços de estacionamento para gerar energia e, consequentemente, ter uma economia na conta de energia elétrica.

Carports solares e a mobilidade elétrica

No setor de veículos elétricos, projeções recentes apontam que a frota de carros movidos a eletricidade vem ganhando espaço no mercado internacional. Um estudo da BNEF (Bloomberg New Energy Finance), por exemplo, estima que mais da metade dos veículos no mundo serão elétricos até 2040.


Leia também: Carros Elétricos: Entenda como a demanda por energia elétrica no mundo vai dobrar

A inserção dos carros elétricos no Brasil está acontecendo aos poucos, mas em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, os carros movidos a eletricidade serão realidade em um futuro próximo.

Para isso, será necessário que os pontos de recarga estejam presentes em estabelecimentos comerciais, pois são o futuro da mobilidade.

Em contrapartida, consomem muita energia elétrica aonde são instaladas. Mas existe solução, a energia solar é a forma mais fácil para diminuir este alto gasto. Vale a pena avaliar as finanças do seu negócio, para verificar a viabilidade da implantação desse tipo de sistema de captação de energia.

Conecte-se com as soluções de eficiência energética da ITP – Industrial. Para implantação de sistema de energia solar, carport, pontos de recarga para veículos elétricos e muito mais. Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.





Fonte: Canal Solar
Autor: Henrique Hein

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Carports: Saiba tudo sobre o conceito em alta no mercado brasileiro de energia solar
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar