Publicidade
logo-abieps-l9.jpg
+55 19 99876-4100 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Carros elétricos: O futuro dos postos de combustíveis

Carros elétricos: O futuro dos postos de combustíveis


Criado: 28 Abril 2021 | Atualizado: 28 Abril 2021
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Entenda mais sobre essa forte tendência de mercado e como adaptar o seu negócio para o futuro.

Não é de hoje que o assunto: “carros elétricos” têm ganhado espaço em nosso meio. Em várias partes do mundo esta nova modalidade de veículo tem se popularizado. De acordo com uma pesquisa sueca sobre venda de carros em 80 mercados diferentes, foram 3.2 milhões de unidades vendidas somente em 2020 em todo mundo. Um aumento de 43% se compararmos o mesmo período no ano anterior.

Os famosos carros verdes têm se destacado também no mercado brasileiro e daí vem a seguinte pergunta: o seu posto já está se preparando para esta nova modalidade de “combustível”?

Os carros elétricos e o mercado brasileiro

A preocupação com o meio ambiente é um assunto que vem ganhado espaço no mundo. Os combustíveis fósseis, como por exemplo o petróleo, tem sua grande parcela de culpa no efeito estufa. Buscar alternativas para diminuir as emissões de gases por meio das queimas desses fósseis virou uma realidade.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ipsos em 2019, a “The Future of Mobility”, 49% dos brasileiros entrevistados afirmaram que o principal atrativo dos carros elétricos era a menor emissão de gases poluentes.

A frota desse modelo de veiculo no país ainda é pequena. Cerca de 45 mil carros elétricos circulam pelo nosso território. Isso equivale a 1% da nossa frota total – de acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos). Apesar disso, este é um modelo que tem ganhado espaço e postos pelo país já estão se adaptando. Entre 2019 e 2020 as vendas desse tipo de veiculo no país cresceram 66,5% – recorde de vendas de modelos híbridos no Brasil. São quase 20 mil veículos como este circulando no mercado.

Apesar disto, não são muitos os lugares que disponibilizam recarga desse tipo pelo país. De acordo com a Electricus, empresa especializada em infraestrutura de recarga para veículos elétricos – hoje temos cerca de 500 pontos de recargas em rodovias, shoppings e postos de combustíveis em nosso território.

Para otimizar essa questão, a EDP Brasil – empresa de distribuição de energia que atua em onze estados – promete triplicar os pontos de carregamento no Brasil até 2022. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o investimento ultrapassa os 50 milhões de reais. Como resultado, a intenção é interligar a capital paulista ao interior e a outras capitais, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão.

Vantagens e desvantagens do modelo

Como tudo nessa vida, os carros elétricos possuem vantagens e desvantagens. Portanto listamos os principais pontos que os consumidores precisam ficar atentos caso estejam pensando em adquirir esse tipo de veículo.

Principais vantagens:

Não são poluentes

Somente na maior metrópole brasileira, os carros são responsáveis por quase 73% da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera – tudo isso transportando apenas 30% da população de São Paulo.

Em contrapartida, os carros elétricos não possuem motores a combustão, ou seja, não andam por aí soltando fumaça como veículos normais.

Manutenção barata

Me responde essas perguntas: tem medo de superaquecimento do motor? Além disso preocupações com troca de óleo, água e com a correia te tiram o sono? Com os elétricos isso não é problema!

E quando o assunto é abastecimento, o resultado é ainda melhor. Afinal, o custo por quilometro rodado é três vezes mais em conta que aqueles veículos que utilizam combustíveis fósseis.

Principais desvantagens:

Valor alto dos modelos

Atualmente, enquanto um veículo a combustão paga 7% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o valor chega até a 18% nos veículos elétricos no país. Com a carga tributária alta, o valor deste tipo de transporte é pesado.

Em 2021, o modelo mais barato encontrado no mercado brasileiro pode custar R$130 mil, podendo chegar à bagatela de R$452 mil.

Nível de autonomia baixo

Hoje a maior malha de postos de recarga de carros elétricos do país está concentrada em São Paulo e corresponde a 50% dos eletropostos. Então se você não mora perto de grandes centros, adquirir o utilitário pode não ser uma boa ideia.

Atualmente, este tipo de veículo promete rodar cerca de 400km em condições ideais por bateria. Em suma, situação que pode ficar complicada em viagens longas.

Carros elétricos e os postos de combustíveis

Se renovar é uma prática que qualquer comércio precisa exercer diariamente. Isso não muda de figura quando falamos em postos de combustíveis. A verdade é que ainda vai se passar algum tempo até que de fato, os elétricos estejam consolidados no mercado. Entretanto, isso não é desculpa para deixar o assunto de lado, não é mesmo?

Assim como é interessante que você busque alternativas de atrair novos clientes com serviços extras no seu negócio, o mesmo acontece com esta nova parcela de transporte.

Em São Paulo a adequação já é uma realidade! A Lei n° 17.336 passa a obrigar que novos empreendimentos construídos na região contem com postos de recarga.

Ligado ao aumento no consumo dos carros elétricos e a necessidade do crescimento de pontos de recarga é necessário que os postos de combustíveis comecem a se adaptar a um futuro próximo, com a instalação de energia solar e, consequentemente, reduzindo a conta de energia elétrica, se torna viável a instalação dos pontos de recarga para carros elétricos.

Portanto, fique de olho na sua região e procure se informar sobre a adequação do seu posto a recarga de veículos elétricos com os órgãos responsáveis, como a ANP.

Se planeja para o futuro, ele começa por um passo na direção certa, e esta precisa ser o mais planejado e consistente possível, para que, no prazo certo, transforme-se num retorno de investimento seguro e assertivo.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para sua empresa gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.




Fonte: webposto.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


A Plataforma PurplePier informa

A plataforma PurplePier é contra plágio, e cópia não autorizada de conteúdo, estimulamos a nossos usuários a criarem conteúdos originais.
Caso esse conteúdo infrinja algum direito autoral, clique aqui para denunciar.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!

WhatsApp