+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Empresas iniciam investimentos em infraestrutura para carros elétricos no Brasil

Empresas iniciam investimentos em infraestrutura para carros elétricos no Brasil


Criado: 19 Abril 2022 | Atualizado: 18 Abril 2022

Categoria: Carros Elétricos

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Companhias miram em pesquisas e planejamentos de eletrificação e tecnologia para o mercado dos elétricos.

O setor de veículos elétricos no Brasil ainda dá seus primeiros passos quando comparamos os números do país com o restante do mundo. No entanto, é um mercado com potencial de crescimento nos próximos anos.

Primeiro porque o país deve buscar cada vez mais a implementação e o planejamento de políticas de redução dos gases poluentes e causadores do efeito estufa, na visão de especialistas. Além disso, o Brasil possui um histórico com o uso de energias renováveis e que causam menos danos ao meio ambiente, como o uso das hidrelétricas, dos parques eólicos e da energia solar.

Os países europeus já têm estabelecido metas para a redução. Em 2021, por exemplo, a União Europeia (UE) fechou um acordo para frear as mudanças climáticas, visando reduzir as emissões líquidas de gases em pelo menos 55% até o final da década em relação aos níveis de 1990.

Metas como as adotadas na Europa e em demais países do mundo são graduais e demandam grande empenho do poder público, já que exigem grandes mudanças de infraestrutura e hábitos por parte da população.

Com um novo mercado em vista, grande espaço para inovação, muitas empresas já possuem iniciativas pensando no setor de elétricos e eletromobilidade no Brasil e já estão finalizando ou entregando projetos e parcerias para o setor.

O setor em 2021

No ano passado, o setor dos carros elétricos e eletrificados superou expectativas de analistas. De acordo com o balanço anual da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve), o mercado de veículos elétricos e híbridos apresentou um recorde de 34,9 mil unidades vendidas.

Números que superam todas as previsões da Abve e representam um aumento de 77% sobre os 19,7 mil emplacamentos realizados em 2020.

A associação já projeta que, no segundo semestre de 2022, o país deve alcançar a marca de 100 mil veículos elétricos. Atualmente, há mais de 82 mil deles em circulação no país, entre automóveis, utilitários e veículos comerciais leves.

Já em fevereiro deste ano, a venda de veículos elétricos e híbridos aumentou 147% no mês em comparação com o mesmo período de 2021. Ainda segundo a Abve, foram 3.435 emplacamentos e o melhor mês de fevereiro da série histórica da instituição.

Oportunidades e avanços no Brasil

Uma das principais dificuldades dos veículos elétricos se popularizarem no Brasil é o custo elevado para a aquisição dos automóveis por conta dos custos de produção e da tecnologia utilizada nas baterias. Em média, um carro elétrico custa, no país, cerca de R$ 290 mil.

Especialistas entendem que é importante que ocorra o investimento para os consumidores que já possuem os carros elétricos e para aqueles que pensam em adquirir um modelo. No entanto, também é interessante um planejamento na eletrificação das frotas dos grandes centros urbanos.

A recarga de carros elétricos no Brasil

Aqui no país, infelizmente, os avanços da infraestrutura para a recarga de veículos elétricos anda a passos lentos. Atualmente poucas empresas investem na infraestrutura de recarga, mesmo com a aceitação do público e a intenção de compra no setor, ainda existem poucos incentivos governamentais para a mobilidade elétrica.

Mesmo assim, algumas empresas tem como objetivo aquecer o interesse por este setor. Como o caso da ITP Industrial , empresa especialista no setor de energia solar para postos de combustíveis que aproveitou o interesse das revendedoras de combustíveis para oferecer o ponto de recarga rápido da multinacional Ingeteam .

O intuito é começar o processo de implantação no estado de São Paulo, na capital e no interior do estado. Essa estratégia tem a intenção de chamar a atenção para a tendência internacional de mobilidade elétrica, que logo será realidade no Brasil.

Entre em contato e saiba mais:
comercial@itpindustrial.com.br

A ITP é a única empresa especialista em Energia Solar Fotovoltaica e Mobilidade Elétrica para o setor de Postos Revendedores.

Conte com a ITP! Conectando Energias. Gerando resultados!





Fonte: CNN Brasil.com

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Empresas iniciam investimentos em infraestrutura para carros elétricos no Brasil
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar