+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Entenda como investir em energia solar

Entenda como investir em energia solar


Criado: 09 Julho 2020 | Atualizado: 10 Março 2021
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Painéis são instalados preferencialmente na área com maior incidência de radiação solar e com a inclinação ideal

Durante os meses de inverno, muitas pessoas se esquecem dos altos valores cobrados na fatura de luz que a estação pode provocar.

1) Planejamento do investimento

Antes de adquirir o sistema fotovoltaico, você precisa escolher uma empresa de confiança para fazer uma análise do quantitativo necessário para o local de instalação de acordo com a demanda de consumo.

Os profissionais orientam como é o processo, quais são os equipamentos mais indicados para a instalação e qual o tempo médio de instalação do sistema.

2) Avaliação da estrutura

A segunda etapa consiste em um estudo sobre viabilidade técnica para a instalação dos painéis fotovoltaicos. Os profissionais precisam avaliar se há espaço para os equipamentos, como é a estrutura do telhado para suportar peso extra, a fiação elétrica e outras questões importantes para dar segurança ao sistema.

A partir dessa análise inicial é que a empresa poderá apresentar um orçamento para a instalação dos painéis fotovoltaicos, considerando a demanda de consumo de energia, o nível de tensão da rede, a tecnologia utilizada e o tempo de trabalho da equipe.

Neste orçamento já é apresentada também uma estimativa de economia de energia e custo médio com a fatura.

3) Instalação da infraestrutura

O processo de instalação deve ser feito por uma equipe especializada, que engloba profissionais com conhecimentos em engenharia.

Os painéis são instalados preferencialmente na área com maior incidência de radiação solar e com a inclinação ideal para obter a eficiência esperada.

Também é necessário instalar o inversor, responsável por levar a energia gerada pelos painéis para a rede da concessionária. Por último, é necessário efetuar a solicitação de acesso do sistema junto à concessionária de energia elétrica para que seja possibilitada a conexão do sistema com a rede elétrica local e a geração de créditos para o excedente de energia produzida.

4)Aproveite a economia e seja sustentável

A geração fotovoltaica é um investimento que reduz em até 95% os gastos com a conta de luz, além de ser sustentável e ajudar o meio ambiente. Por razões como essas, o investimento em energia renovável é peça-chave na reconstrução da economia após o enfrentamento da pandemia.

5) Monitoramento e Manutenção

É comum, no Brasil, que após a instalação dos sistemas fotovoltaicos muitos dos instaladores não prestam serviços de pós venda, tais como o monitoramento do rendimento das placas e a manutenção das mesmas.

Em grandes projetos fotovoltaicos é natural que uma placa entre centenas esteja com baixo rendimento, mas é preciso ficar esperto, pois isso pode gerar uma grande queda de geração e, consequentemente, diminuir a economia gerada.

Deste modo, destacamos o monitoramento da AEG, o IMM. O único sistema no Brasil que monitora a geração de placa por placa, facilitando o gerenciamento do sistema e agilizando possíveis manutenções.

Se planeje para o futuro, ele começa por um passo na direção certa, e este passo precisa ser o mais planejado e consistente possível para que, no prazo certo, transforme-se num retorno de investimento seguro e assertivo.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em Energia Solar.




Fonte: agrolink.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Entenda como investir em energia solar
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar