+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Posto de combustível: Gestão é coisa séria, conheças as dicas de sucesso!

Posto de combustível: Gestão é coisa séria, conheças as dicas de sucesso!


Criado: 05 Agosto 2021 | Atualizado: 19 Novembro 2021

Categoria: Posto de Combustível

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Siga as dicas fundamentais para gestão, que levará seu posto ao sucesso financeiro em poucos meses.

1. Planejamento

Mais do que a função de abastecer carros e motos durante todo o dia, o posto é uma empresa, e para funcionar de forma adequada precisa se planejar.

O planejamento é, de acordo com Djalma Pinho, especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas, um instrumento de gestão, capaz de garantir controle, avaliação e eficiência nas operações da empresa.

Um posto, desenvolve atividades típicas em seu dia a dia. Como por exemplo a conferência de notas fiscais, prestação de contas, atividades de caixa, elaboração de folha de pagamento, compra de combustível junto aos fornecedores, entre outras. E por isso, necessita de planejamento para que tudo ocorra no tempo correto e de forma eficiente.

Portanto, é imprescindível fazer um planejamento de compra de insumos – sejam eles para a sua pista, para uso interno ou sua conveniência. Já imaginou faltar combustível no posto porque o colaborador responsável pela compra não foi capaz de fazer o cálculo correto de quantos dias ele iria durar? Pois bem, para que isso não aconteça, prejudicando o posto, é necessário se planejar.

Além disso, a pesquisa por novas tecnologias que podem beneficiar seu negócio é essencial. É preciso ficar sempre de olho no caixa do negócio, impostos, folha de pagamento dos funcionários e contar a pagar e a receber. Organização é tudo no seu posto!

2. Inove sempre

Ao mapear a concorrência na região onde o posto está instalado, talvez você encontre de dois a três postos, sobretudo se for numa área urbana com grande tráfego de veículos.

Caso isso se confirme, você precisa inovar, progredir e implantar melhorias que o faça se diferenciar. Do contrário, ele será apenas mais um na região, sem atração alguma. E você não deseja isso, não é mesmo? Inove! Afinal, você com certeza quer se destacar perante a concorrência.

Busque sempre maneiras de fidelizar a clientela, por exemplo, criando promoções em dias específicos, utilizando programas de fidelidade, cashback e até oferendo serviços extras no seu negócio. Uma nova tendência no setor são os carregadores para carros elétricos , que podem ser instalados próximos da conveniência, atraindo um novo público para o consumo em seu estabelecimento.

Faça um estudo do seu entorno e tente entender as principais necessidades da população da região. Assim, fica mais fácil de comprar produtos de maior demanda e até criar ações mais assertivas para o seu público. Um negócio que entende o cliente está um passo à frente da concorrência.

3. Invista no atendimento ao cliente

Atender bem o cliente é essencial para que ele volte ao local. Quando um cliente é bem atendido, ele não só volta, como também indica o estabelecimento para os seus amigos e familiares.

Já quando ele é mal atendido, ele não só sai falando do posto, mas também faz questão de dizer a todos que aquele local não trata o cliente com cordialidade, respeito e urbanidade. Inclusive, pode chegar a divulgar sua insatisfação em redes sociais, fazendo com que o problema viralize e obtenha ainda mais visibilidade. Não é isso que você quer, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de situação, invista no atendimento ao cliente e garanta que o seu posto seja visto por todos como um local que considera o cliente como o seu maior patrimônio.

Por isso, invista na capacitação do seu time. Faça treinamentos constantes e foque sempre na cordialidade e empatia do seu time. Um cliente satisfeito é a melhor propaganda do negócio!

4. Eficiência Energética

É comum que, em Postos de Combustíveis, a conta de energia seja um dos principais custos do negócio. Pensando neste problema, apontamos algumas soluções que são tendência no mercado internacional e agora está chegando no Brasil.

A primeira tendência é a instalação de projetos fotovoltaicos, no telhado do posto de combustível, até mesmo na conveniência ou em outro local apropriado.
Esse sistema de captação solar pode reduzir a conta de energia em até 95%, além de se pagar em poucos anos.

Projetos de Carport , outra tendência muito comum em supermercados agora chegou nos postos de combustíveis. Se em seu posto existe vagas de estacionamento, em que os carros fiquem parados, sem nenhum tipo de sombra, é possível criar uma cobertura para gerar sombra ao mesmo tempo que gera energia para seu posto, consequentemente, reduzindo sua conta de energia elétrica.

Conecte-se com as soluções de eficiência energética da ITP – Industrial. Para implantação de sistema de energia solar, carport, estação de recarga para veículos elétricos e muito mais.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Notícias relacionadas: Veículos elétricos: pontos de recarga com uso de energia solar

Carports: Saiba tudo sobre o conceito em alta no mercado brasileiro de energia solar



Fonte: Web Posto

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Posto de combustível: Gestão é coisa séria, conheças as dicas de sucesso!
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar