+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Um carro elétrico pode ser usado para carregar outro?

Um carro elétrico pode ser usado para carregar outro?


Criado: 19 Agosto 2021 | Atualizado: 19 Novembro 2021

Categoria: Carros Elétricos

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Diferenças nas correntes elétricas impõe limitações importantes na "chupeta" entre veículos eletrificados.

Sim, mas o modelo precisa estar preparado para isso. A boa notícia é que as montadoras já estão se preparando para isso, ainda que o objetivo primário seja outro: garantir que sua cerveja e o sorvete continuem gelados.

Um carro elétrico tem baterias enormes: segundo a Nissan, o Leaf de autonomia estendida poderia fornecer energia para uma casa pequena por até quatro dias. E é exatamente isso que a marca japonesa e outras empresas já oferecem, por um processo chamado de recarga bidirecional.

Como o nome indica, nele o veículo pode tanto receber energia quando fornecê-la, como se fosse aquelas baterias portáteis (power bank) que usamos para carregar o celular na rua. A ideia das montadoras é que os automóveis elétricos sejam uma alternativa para garantir a energia das residências em caso de apagões.

Naturalmente esse recurso também pode ser usado para carregar outro elétrico, mas teria pouca eficiência. Primeiro porque a energia fornecida pelo sistema bidirecional tem corrente e tensão limitados: seria tão ou mais lento do que recarregar o veículo em tomada de 220V. Segundo porque sempre haverá perda de energia: um Leaf com 100% de bateria que recarregasse um Leaf descarregado ficaria sem energia antes de completar o nível de energia do outro.

Tecnicamente seria possível acelerar o processo adotando a recarga bidirecional DC, de alta tensão e por corrente direta. Mas isso exigiria mais equipamentos no veículo — deixando-o mais pesado — e pode degradar a bateria, já que ela iria descarregar em uma velocidade maior do que normalmente ocorre durante o uso normal do carro.


A inserção dos carros elétricos no Brasil está acontecendo aos poucos, mas em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, os carros movidos a eletricidade serão realidades em um futuro próximo.

Para isso, será necessário que as estações de recarga estejam presentes em estabelecimentos comerciais, como postos de combustíveis, mercados e estacionamentos, pois a infraestrutura é a base para o futuro da mobilidade.

A ITP realiza a criação e distribuição de projetos de eficiência energética, sustentabilidade, energia fotovoltaica e mobilidade elétrica. Conheça mais sobre nossos serviços.

Leia também:
O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?

Veículos elétricos: pontos de recarga com uso de energia solar






Fonte: Auto Esporte

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Um carro elétrico pode ser usado para carregar outro?
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar