+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Vantagens de investir em energia solar no seu posto

Vantagens de investir em energia solar no seu posto


Criado: 14 Julho 2021 | Atualizado: 19 Novembro 2021

Categoria: Energia Solar Fotovoltaica

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Além de ser uma alternativa ecológica, a longo prazo, o sistema fornece um grande retorno econômico ao seu negócio.

Tendência no mundo quando o assunto é sustentabilidade, os sistemas de energia solar são uma excelente opção se o intuito é economizar.

Para que você entenda melhor sobre assunto, nós separamos neste artigo os principais benefícios de se adotar o modelo no seu posto.

1 – Reduz em mais de 90% na conta de energia

Se você tem um posto de gasolina sabe: as contas de energia da empresa doem no bolso! Afinal, manter equipamentos, como por exemplo, bombas de combustíveis, freezers, ar condicionado, máquinas de café, etc. – muitas vezes 24 horas por dia – tem o seu custo!

A conta de energia também está diretamente atrelada ao seu faturamento. Afinal, quanto maior o número de abastecimentos na pista, por exemplo, maior o consumo de energia do posto.

Agora, se você também possui com uma loja de conveniência, a conta muda! Pois independente do seu faturamento com bebidas, os seus refrigeradores precisam ficar 24 horas ligados. Gastos que ao final do mês podem ficar salgados!

E quando o assunto é a necessidade de reduzir as contas, a energia solar é uma grande aliada na economia do seu posto, já nos primeiros meses é possível sentir o retorno do valor investido.

2 – Benefícios Fiscais

Para quem pensa em adotar o modelo de geração de energia limpa no posto, existem boas notícias! Em 2015 entrou em vigor a Lei Nº 13.169 que isenta a arrecadação do PIS/COFINS em energia produzida e utilizada. Ou seja: a energia produzida e utilizada não é tributada, apenas aquela excedente que é “vendida” pela empresa produtora da sua região.

O artigo 8º da Lei diz:
“Ficam reduzidas a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – COFINS incidentes sobre a energia elétrica ativa fornecida pela distribuidora à unidade consumidora, na quantidade correspondente à soma da energia elétrica ativa injetada na rede de distribuição pela mesma unidade consumidora com os créditos de energia ativa originados na própria unidade consumidora no mesmo mês, em meses anteriores ou em outra unidade consumidora do mesmo titular, nos termos do Sistema de Compensação de Energia Elétrica para microgeração e minigeração distribuída, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.”

Outro ponto positivo é o desconto no IPTU do posto. O chamado IPTU Verde é oferecido em várias cidades brasileiras e tem como objetivo incentivar os moradores da região a adotarem medidas sustentáveis em suas propriedades. Cada município tem suas próprias condições, que podem chegar a 100% de desconto no valor do imposto.

3- Financiamentos próprios para energia solar

O retorno do valor investido, geralmente chega a partir do 2º ano de utilização dos módulos solares. Além de reduzir quase 30 toneladas de CO², o que é equivalente a 755 árvores plantadas.

Para ajudar postos que querem se adequar a modalidade de energia sustentável, diversos bancos possuem linhas de crédito especificas para o modelo. Basta entrar em contato com sua instituição financeira de preferência e verificar as condições.

4 – Tendência no mercado

Apesar de representar um pouco mais que 1% de toda a produção energética do país, o Brasil é o 9º no ranking dos países que mais instalaram a modalidade de energia em 2020.

Além disso, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o país já ultrapassou mais de 55% das instalações do ano passado até o dia 1º de junho de 2021 e a previsão é de que os índices do ano anterior sejam batidos em breve.

A modalidade tende a se popularizar cada vez mais no mercado mundial. De acordo com um estudo da Universidade de Tecnologia Lappeenranta (Finlândia), a energia solar pode suprir até 75% da demanda elétrica no mundo até 2050.

Que tal aproveitar a tendência e já começar a pensar no futuro do seu posto? Além de ser uma atitude sustentável, ela ainda contribui para a economia de custos no seu negócio.

5 – Fácil manutenção

Por estes serem empreendimento com grande área de telhado, a área de instalação das placas é bem simplificada, na maioria das vezes sobra espaço. Também é comum a instalação do sistema fotovoltaico na conveniência. Quanto a limpeza e manutenção das placas, fique tranquilo, é bem simples e barato.

Além de todos os benefícios diretos da geração fotovoltaica, também possibilita a empresa ter uma imagem mais forte e alinhada com as tendências mundiais de sustentabilidade.

É claro que os projetos fotovoltaicos em Postos de Combustíveis não são projetos simples, devem ser feitos com muita cautela e profissionalismo durante todas as etapas. Por isso, não faça a instalação com qualquer empresa, escolha a melhor, escolha a empresa especialista.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para sua empresa gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.




Fonte: webposto.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Vantagens de investir em energia solar no seu posto
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar