+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Veículos elétricos: pontos de recarga com uso de energia solar

Veículos elétricos: pontos de recarga com uso de energia solar


Criado: 29 Julho 2021 | Atualizado: 19 Novembro 2021

Categoria: Carros Elétricos

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Em locais utilizados como pontos de recarga, como em casa, supermercados e postos de combustíveis, pode-se agregar a conexão de sistemas solares fotovoltaicos junto à rede elétrica.

Vimos nas últimas décadas uma grande revolução no setor de mobilidade, tanto no meio de transporte coletivo quanto no individual. Hoje, boa parte dos veículos são construídos com motores de combustão interna movidos a diesel, gasolina e álcool. Porém, esses transportes emitem partículas poluentes causando problemas respiratórios na população, além de contribuir diretamente para o aquecimento global.

Os gases de efeito estufa emitidos pelos motores convencionais, é visto como um fator importante para acelerar e sustentar o crescimento do uso de veículos elétricos (VE).

Segundo os dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), em 2018 o comércio de veículos elétricos aumentou suas vendas em aproximadamente 58%, ultrapassando a marca de 2 milhões. Estima-se que até 2050 mais de um bilhão de VE (distribuídos entre ônibus, motocicletas, quadriciclos e caminhões) estarão em circulação no mundo.

O aumento do uso dessa tecnologia nos leva ao seguinte problema: como alimentar energeticamente tantos veículos elétricos conectados à nossa rede de energia?

Parte da rede elétrica em muitos lugares do mundo é impulsionada pela eletricidade gerada pela queima de combustíveis fósseis, retornando ao mesmo problema inserido nos veículos de motores de combustão interna.

Uma ótima solução para boa parte desse problema está no uso da energia solar como uma das maiores fontes de geração de energia do país.

O IRENA lançou em novembro de 2019 outro relatório, em que aborda sobre o futuro da energia solar fotovoltaica destacando maneiras de acelerar a transformação de energia nas próximas três décadas e a necessidade desta fonte de geração para atingir as metas climáticas. Os resultados deste documento preveem que a implantação massiva e acelerada combinada com a eletrificação mais profunda pode fornecer 21% das reduções de emissão de CO₂ (quase 4,9 gigas toneladas por ano) até 2050. Porém, a agência também alerta a importância dos incentivos governamentais para a aceleração do processo de expansão e mix de geração no setor elétrico.

Nos locais, que utilizamos como pontos de recarga, pode-se agregar a conexão de sistemas solares fotovoltaicos junto à rede elétrica, conhecidos como geração distribuída. Os sistemas de energia solar até aproximadamente uma década atrás eram instalados isolados da rede elétrica, mas em 2012 foi aprovado a Resolução Normativa nº 482 (e RN nº 687 de 2015) permitindo que esses sistemas pudessem operar de forma conectada à rede de distribuição.

Se o carro elétrico for recarregado em casa, o sistema solar pode ser utilizado para gerar energia suficiente para ele e para o consumo geral da residência.

Se for uma estação de recarga pública, é possível dimensionar o sistema realizando a previsão diária de quantos carros podem ser atendidas e suas prováveis demandas.

A ITP realiza a criação e distribuição de projetos de eficiência energética, sustentabilidade, projetos de energia fotovoltaica e mobilidade elétrica. Conheça mais sobre nossos serviços .

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Leia também: Carports: Saiba tudo sobre o conceito em alta no mercado brasileiro de energia solar

Fonte: Autossustentável
Autora: Tatiane Costa

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Veículos elétricos: pontos de recarga com uso de energia solar
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar