+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Cenário pós-pandemia traz oportunidades para a energia solar

Cenário pós-pandemia traz oportunidades para a energia solar


Criado: 05 Junho 2020 | Atualizado: 05 Junho 2020
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Entre elas, destaca-se o uso da geração solar distribuída pelo poder público como ferramenta de redução de gastos e geração de empregos

O cenário de retomada econômica após a pandemia de COVID-19 trará muitas oportunidades para o mercado de energia fotovoltaica, declarou o presidente do conselho de administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Ronaldo Koloszuk.

Ele avalia que o poder público poderá fazer uso da geração solar distribuída como ferramenta para reduzir gastos e gerar empregos. “É uma oportunidade para ajudar na retomada. Somente no âmbito federal, existem milhares de prédios públicos.

Koloszuk citou como o exemplo o estado do Piauí, onde o governo promoveu projetos de parceria público privada (PPP) na intenção de reduzir os gastos com energia. “Foi feita uma PPP e o governo estadual pode reduzir a conta de luz em 20% sem gastar nada.”

O dirigente também citou a capacidade do mercado fotovoltaico em gerar empregos qualificados. “Em cinco anos, a fonte gerou 130 mil empregos. Não fosse a pandemia, seriam 120 mil novos postos de trabalho só em 2020. O crescimento é exponencial. Entregamos uma série de propostas ao governo federal para que se avalie essas oportunidades.”

Ele acredita que o setor apresentará um pequeno crescimento nesse ano. “Vivemos um momento de muita instabilidade. É difícil estimar um número, uma semana ou duas a mais de restrições fazem a diferença.” Koloszuk acrescenta que o setor não enfrenta problemas de fornecimento e que os dois maiores desafios são as medidas de restrição e isolamento, que impedem novas instalações, e a forte valorização do dólar.

“Agora temos mais de 70 linhas com taxas muito reduzidas. Agora, empresas e famílias que não têm dinheiro podem se financiar em bancos privados. É importante levar essa informação para os consumidores. Em muitos casos, há o dinheiro, mas a incerteza com a crise faz com que o financiamento seja adiado. Entretanto, o consumidor pode usar essa ferramenta do financiamento.”

O uso da tecnologia fotovoltaica em telhados e terrenos é uma alternativa também para as empresas e indústrias, mesmo em tempos de queda da atividade econômica pelo isolamento. O uso da tecnologia pode reduzir custos de energia para as empresas em até 95% e ampliar a capacidade de investimento no negócio e na geração de novos empregos.

O cenário pós-pandemia é perfeito para a geração fotovoltaica, pois reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País.

Se planeje para o futuro, ele começa por um passo na direção certa, e este passo precisa ser o mais planejado e consistente possível para que, no prazo certo, transforme-se num retorno de investimento seguro e assertivo.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em Energia Solar.



Fonte: portalsolar.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Cenário pós-pandemia traz oportunidades para a energia solar
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar