+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Entenda como o socorro para o setor elétrico terá efeito a longo prazo na sua conta

Entenda como o socorro para o setor elétrico terá efeito a longo prazo na sua conta


Criado: 18 Junho 2020 | Atualizado: 18 Junho 2020
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Empresas do setor elétrico terão linha de crédito de bancos, coordenada pelo BNDES

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) apresentou, no final de Maio, uma proposta de regulamentação da Conta-covid, que destinará até R$ 16,1 bilhões para empréstimos a distribuidoras do setor elétrico devido à inadimplência e demais problemas financeiros provocados pela pandemia do coronavírus.

Os empréstimos ajudarão a adiar, mas não evitarão, os reajustes previstos nas contas de luz este ano, que agora entrarão em vigor neste mês de julho. A confirmação foi feita pela própria instituição, em seu site.

Segundo a Aneel, a linha deverá ser paga pelas empresas ao longo dos próximos 60 meses. A ideia é que aumentos nas tarifas decorrentes desta operação específica sejam diluídos em cinco anos - mas já serão sentidos pelo consumidor a partir de 2021. A medida deverá ser implementada nas próximas semanas.

O socorro será feito por meio de bancos públicos e privados, sob coordenação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), sem uso de dinheiro do Tesouro.

Juros e reajustes

O diretor-geral da agência, André Pepitone, disse ao portal G1 que os juros, ainda não estabelecidos, serão compostos pelo CDI (hoje em 3% ao ano) mais um adicional. Ele diz que, sem o empréstimo, as contas de luz teriam aumento médio de 11,5% neste ano. Os reajustes continuarão, mas com índice menor.

Ainda conforme a Aneel, nesta pandemia as companhias do setor elétrico tiveram uma queda de consumo de 14% e inadimplência de 10%. O órgão diz ainda que as empresas estão pressionadas com encargos em Itaipu (que acompanha o dólar) e custos de novos sistemas, entre outros fatores.

Opção sustentável

A geração fotovoltaica, por exemplo, é um investimento que ajuda a reduzir em até 95% os gastos com a conta de luz, além de ser sustentável, e segue sendo uma boa opção. Por razões como essas, a Agência Internacional de Energia Renovável defende o investimento em energia renovável como peça-chave na reconstrução da economia mundial após o enfrentamento da pandemia.

Se planeje para o futuro, ele começa por um passo na direção certa, e este passo precisa ser o mais planejado e consistente possível para que, no prazo certo, transforme-se num retorno de investimento seguro e assertivo.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em Energia Solar.




Fonte: webrazilenergy.com

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Entenda como o socorro para o setor elétrico terá efeito a longo prazo na sua conta
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar