+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Conheça o “bairro inteligente” na Alemanha

Conheça o “bairro inteligente” na Alemanha


Criado: 21 Setembro 2020 | Atualizado: 21 Setembro 2020
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
A novidade é que o condicionamento ambiental dos prédios terá como base a eletricidade gerada por mini usinas solar.

Um quarteirão de Berlim, na Alemanha, está prestes a se tornar um bairro inteligente (smart city), utilizando um sistema integrado de tecnologias limpas, com baixa emissão de carbono, para prover de energia elétrica e térmica a apartamentos das edificações do local.

As bombas serão alimentadas pela eletricidade gerada pelo sistema integrado de energia solar, utilizando a captação do calor do ar, que passa em serpentina com gás refrigerante em trocador de calor que, por sua vez, aquece a água das residências e alimenta o sistema de calefação.

O aquecimento predial é muito baseado em soluções térmicas e o objetivo do projeto é eletrificar o sistema, com uso de energia renovável e de geração perto da carga, com a miniusina solar do empreendimento. Além disso, a tecnologia de bomba de calor ar-água também pode ser usada para resfriamento, durante o verão.

Um software de inteligência artificial será responsável pelo gerenciamento do projeto, batizado de Future Living Berlim. As bombas incluem recurso de conectividade baseado em nuvem para instaladores e os consertos podem ser feitos remotamente reduzindo as visitas para manutenção.

Esse sistema diminui ainda mais a pegada de carbono do projeto. Outra vantagem é que usuários finais do sistema de condicionamento ambiental podem monitorar o uso de energia e gerenciar as configurações da temperatura digitalmente.

Este conceito de “cidade inteligente”, onde tudo está conectado e gerando seus próprios recursos, é o futuro. Muitos países já estão próximos de chegar neste patamar de inovação e sustentabilidade, mas para o Brasil, infelizmente, ainda falta um longo caminho a ser percorrido. Por isso é preciso se preparar e pensar no futuro hoje, para que, dentro de alguns anos seja possível implementar este conceito em algumas cidades.

O futuro começa por um passo na direção certa, e esta precisa ser o mais planejado e consistente possível, para que, no prazo certo, transforme-se num retorno de investimento seguro e assertivo.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em Energia Solar.




Fonte: portalsolar.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Conheça o “bairro inteligente” na Alemanha
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar