+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Conheça a nova norma publicada pela ABNT para a instalação de carregadores de veículos elétricos

Conheça a nova norma publicada pela ABNT para a instalação de carregadores de veículos elétricos


Criado: 31 Maio 2022 | Atualizado: 31 Maio 2022

Categoria: Carros Elétricos

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Norma elenca todos os requisitos necessários para a instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia aos VEs.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a norma ABNT NBR 17019:2022 – Instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos para instalações em locais especiais – Alimentação de VEs (veículos elétricos), elaborado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003).

Segundo a associação, a ABNT NBR 17019 especifica os requisitos para a instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia elétrica aos veículos elétricos e/ou a receber energia elétrica a partir dos veículos elétricos. O texto foi baseado na IEC 60364-7-722:2018.

De acordo com a ABNT, a norma não abrange a avaliação de risco de explosão devido à produção de hidrogênio, ou outros gases inflamáveis, durante a carga da bateria.

A NBR 17019 substitui alguns trechos da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.

O texto ainda determina que as estações de recarga para veículos elétricos destinadas ao público devem ser projetadas visando o fácil acesso ao ponto de recarga, além de estarem sinalizadas adequadamente.

Ainda de acordo com a NBR 17019:2022, o veículo elétrico pode ser utilizado como fonte de reserva. Porém, o texto traz observações: A definição de fonte de reserva de acordo com a NBR 5410 é a seguinte: alimentação ou fonte que substitui ou complementa a fonte normal; para a utilização do veículo elétrico como fonte de reserva recomenda-se que seja consultado o fornecedor do veículo; A utilização do veículo elétrico como fonte de reserva não dispensa o atendimento aos regulamentos de órgãos públicos, autoridades reguladoras e empresas distribuidoras de eletricidade.

Além disso, no caso em que os veículos elétricos se destinem a realimentar a instalação elétrica, os requisitos da IEC 60364-8-2 são aplicáveis. A norma ainda orienta que seja instalado no quadro de distribuição um DR (disjuntor residual) visando a segurança dos usuários.

Algumas empresas já estão adequadas e seguindo as novas diretrizes. Como o caso da ITP Industrial , empresa especialista no setor de energia solar para postos de combustíveis , possui o certificado de qualidade ISO 9001 e oferece, com exclusividade, o ponto de recarga rápido da multinacional Ingeteam .

Entre em contato e saiba mais sobre a ITP:
comercial@itpindustrial.com.br

A ITP é a única empresa especialista em Energia Solar Fotovoltaica e Mobilidade Elétrica para o setor de Postos Revendedores.

Conte com a ITP! Conectando Energias. Gerando resultados!





Fonte: canalsolar.com.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Conheça a nova norma publicada pela ABNT para a instalação de carregadores de veículos elétricos
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar