+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Posto de Combustível do Futuro terá energia solar e recarga para veículos elétricos!

Posto de Combustível do Futuro terá energia solar e recarga para veículos elétricos!


Criado: 29 Março 2022 | Atualizado: 28 Março 2022

Categoria: Posto de Combustível

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Um concurso internacional de design pediu que profissionais projetassem como serão os postos de combustível no futuro, quando os veículos elétricos forem maioria circulando nas ruas.

A ideia de que o posto de combustível deve vender apenas combustível ficou definitivamente no passado. Os postos se tornaram verdadeiras soluções de conveniência, seja pela sua localização estratégia, ou pelos produtos e serviços oferecidos. Hoje é comum almoçar, fazer compras e se divertir em um happy hour no espaço desses estabelecimentos.

Não é à toa que, recentemente, um concurso internacional de design com o objetivo de projetar o posto de combustível ideal do futuro, teve como vencedor um projeto que, além de conter painéis solares, também havia instalado os pontos de recarga para veículos elétricos.

A ideia vencedora aposta em um lugar com academia, jardins, painéis solares e carregadores para veículos elétricos espalhados por todo o local.

O projeto ganhador, do arquiteto James Silvester, de Edimburgo, na Escócia, prioriza a experiência sobre a conveniência: enquanto aguarda o tempo necessário para recarregar uma bateria – cerca de meia hora a mais do que um abastecimento da forma como é feita hoje – o motorista pode descansar, relaxar e até explorar o local.

No prédio linear em formato oval, pontos de recarga circundam o perímetro e, no centro, há um espaço semelhante a um shopping composto por lojas, venda de comida e bebida, um pequeno jardim cheio de plantas e espaço para realização de exercícios e massagem terapêutica para ajudar os motoristas a fazerem uma pausa na estrada.

O sistema modular permite que o posto seja instalado em locais de diferentes tamanhos. A Parkland, operadora canadense de postos de gasolina com 3 mil em operação em 25 países e principal patrocinadora da competição, planeja começar a construir unidades nos moldes da ideia vencedora.

“É preciso oferecer às pessoas algum tipo de destino ou experiência única que possa mantê-las entretidas. Se eu estivesse em um carro por 40 minutos em um posto de gasolina, estaria arrancando meu cabelo no final“, diz Silvester ao site “Fast Company”.

O vice-presidente sênior de estratégia e desenvolvimento corporativo da Parkland, Darren Smart, concorda. “Não há dúvida de que a mobilidade está começando a eletrificar. Mas as estações de carregamento atuais estão localizadas em pontos desinteressantes, fora de mão e, em alguns casos, inseguros. Isso é agravado pelo fato de que um motorista precisar permanecer por 20 ou 30 minutos para carregar o carro. É uma combinação ruim”.

As unidades devem ser construídas com materiais sustentáveis, como madeira e pedra, e telhado capaz de receber painéis solares. O projeto foi escolhido por um júri internacional de arquitetos, designers e defensores de veículos elétricos, e o ganhador faturou o prêmio de US$ 19.600 (cerca de R$ 103 mil na cotação atual).

No Brasil, essa tendência deve demorar alguns anos para ser realidade, mas já existem empresas investindo na eletrificação dos postos para incentivas a mobilidade elétrica.

Como o caso da ITP Industrial , empresa especialista no setor de energia solar para postos de combustíveis que aproveitou o interesse das revendedoras de combustíveis para oferecer o ponto de recarga rápido da multinacional Ingeteam .

O intuito é começar o processo de implantação no estado de São Paulo, na capital e no interior do estado. Essa estratégia tem a intenção de chamar a atenção para a tendência internacional de mobilidade elétrica, que logo será realidade no Brasil.

Entre em contato e saiba mais:
comercial@itpindustrial.com.br

A ITP é a única empresa especialista em Energia Solar Fotovoltaica e Mobilidade Elétrica para o setor de Postos Revendedores.

Conte com a ITP! Conectando Energias. Gerando resultados!




Fonte: minaspetro.com.br/

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Posto de Combustível do Futuro terá energia solar e recarga para veículos elétricos!
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar