+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Aumento na conta de luz? Entenda se vale a pena a instalação do sistema fotovoltaico

Aumento na conta de luz? Entenda se vale a pena a instalação do sistema fotovoltaico


Criado: 19 Outubro 2021 | Atualizado: 19 Outubro 2021

Categoria: Energia Solar Fotovoltaica

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Energia elétrica ficou quase 20% mais cara só em 2021, e o brasileiro ainda encara risco de apagão e racionamento. Gerar a própria energia pode ser a solução.

Com a atual crise hídrica e a disparada na conta de luz, os brasileiros buscam formas de economizar, até porque não foi só a energia elétrica que ficou mais cara. Essa situação reacendeu o interesse por fontes alternativas para residências e comércios, como a energia solar.

As buscas pelo termo no Google inclusive deram um salto a partir de agosto, quando os primeiros efeitos dos reajustes mais recentes na conta de luz começaram a ser sentidos.

A alta nos preços da energia elétrica no país foi de 17,76% nos nove primeiros meses de 2021 e de 28,82% nos 12 meses terminados em setembro, segundo o IBGE.

Mas afinal, vale mesmo a pena instalar um sistema de geração de energia solar? Bem, a resposta curta e grossa é de que sim, vale a pena, desde que o local em questão tenha certas características e atenda a determinadas condições de consumo.

Aliás, quanto mais alta a tarifa de energia, mais vantajosa é a adoção da energia solar.

Em períodos de escassez hídrica, como o que estamos vivendo, os custos de geração de energia ficam mais elevados, uma vez que as fontes alternativas adotadas, as termelétricas, são bem mais caras.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a crise hídrica deve aumentar em 255% o custo de geração de energia neste ano. Esse gasto extra é bancado pelas bandeiras tarifárias, que acionam valores adicionais à conta de luz.

Em junho entrou em vigor a bandeira vermelha - patamar 2, até então a de valor mais alto do sistema, que atualmente acrescenta R$ 9,49 à conta de luz para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

Em setembro, entrou em vigor uma nova bandeira, ainda mais cara, a de escassez hídrica, que eleva este adicional para R$ 14,20. Esta bandeira deve permanecer em vigor até abril de 2022, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Economia de mais de 90% da conta de luz

A adoção de um sistema fotovoltaico na sua empresa ou residência, seja para geração de eletricidade, seja para aquecimento de água, não é capaz de eliminar a conta de luz, uma vez que não é possível fugir da tarifa mínima, nem da taxa de iluminação pública, mas de todo modo gera uma imensa economia.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para você gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Leia também: Energia solar para empresas, saiba tudo sobre o assunto
Conheças os 3 pilares fundamentais para o sucesso nos postos revendedores




Fonte: seudinheiro.com

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.

Conheça também outras soluções ITP

Projetos de Eficiência Energética

Correção do fator de potência e proteção contra Harmônicas

Projetos "sob medida" para indústrias

Energia sustentável para Indústrias e negócios


Avaliação

Deixe sua avaliação
Aumento na conta de luz? Entenda se vale a pena a instalação do sistema fotovoltaico
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar